[Cascavel-pm] Perl Intro

Terça Junho 7 08:56:31 PDT 2005

Acho que o Nilson fez uma abordagem completa, mas acho
que dá para adicionar mais 2 centavos no papo...

--- Nilson Santos <acid06 em gmail.com> escreveu:

> aplicações de
> falar
>
> Acho que essa sugestão se tornaria principalmente
> relevante caso o
> público tivesse uma parcela de pessoas mais
> "orientadas a negócio".
> Mas de qualquer forma é relevante.

Você tem razão por esse lado. Mas olhando de outro
ângulo (negócios) seria interessante disseminar a
idéia para outros tipos de platéias também. Afinal o
estudante hoje será um administrador de sistemas
amanhã. ;-)

Como eu disse, uma ou duas páginas será o suficiente
para desmistificar Perl como linguagem para hackers.
Eu gostaria de utilizar Perl mais extensivamente no
meu trabalho, mas se eu usar o argumento "é divertido"
não vai funcionar (acalmem-se monges, eu tento outros
também!).

> [...]
> comentário leve as
> pessoas a acreditar que, se fizerem:
>
> $var = "5";
>
> Não poderão (ou terão resultados imprevistos) ao
> fazer, em seguida:
>
> print $var + 1;
>
> Sendo que o perl irá DWYM corretamente e imprimir
> "6" na tela. Então
> talvez seja importante citar que o Perl tenta fazer
> as conversões dos
> tipos internos automáticamente e que se uma string
> representa um
> número, ele irá sem problemas transformá-la em um

Talvez o Galvão possa usar esse exemplo
propositalmente. Afinal isso é uma funcionalidade...
confesso que me tornei meio preguiçoso nesse sentido
(de não ligar muito para tipos de varíaveis) desde que
comecei a usar Perl e sofro um pouco com os avisos
irritantes de conversões do Java, por exemplo.

> Na seção 2.3: talvez fosse interessante citar que a
> utilização do
> operador "=>" não é meramente estética. Ele tem o
> efeito de avaliar o
> que está à sua esquerda como string, mesmo se for
> uma bareword. Por
> isso, é uma construção válida, sob quaisquer
> [...]

Falando nisso Galvão... talvez você possa incluir na
apresentação que Perl te dá bem mastigado os conceitos
de fila e pilha para implementar rapidamente no
código. Algumas linguagens deixam você "se virando"
com relação à isso.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br