[Cascavel-pm] Linux+Perl+MSAccess

luiz.carvalho@orbitall.com.br luiz.carvalho em orbitall.com.br
Quinta Julho 28 08:00:06 PDT 2005

> Hmmm... Eu já desenvolvi uma vez uma aplicação Perl + MS Access +
> Windows 2000 Server e a performance era terrível, especialmente com
> conexões simultâneas. Só acredito que o Access seja mais rápido do que o

> Postgres (não vou nem falar em mySQL porque não considero ele um banco
> de dados) com um benchmark bem feitinho.

  Não é preciso fazer benchmark, Galvão.

  Pense que um banco access não sofre gargalos que vão de acesso á
  rede (é um arquivo em disco, nada mais!) até gerenciamento de
  índices bitmap (é um arquivo em disco, nada mais!).

  O "dark side" em usar Access é que ele tem todas as desvantagens de
  utilizar arquivos como banco de dados (essa discussão estava rolando
  aqui mesmo, uns dias atrás) sobre uma "capa" de (des)controle com
  aparência de banco de dados relacional.

  Em outras palavras: ele é um arquivo de dados, com problemas sérios
  de concorência, de acesso simulâneo, sem locks no nível de linha de
  dados, sem indexação satisfatória, sem comunicação pela rede. Mas
  ele tem todas as restrições que adotamos para ter essas coisas em um
  banco de dados sério: não podemos mexer com os "internals" do
  access, nem saber como ele atende as requisições que fazemos a ele.

  Não acredito que um banco de dados "sério" possa ser mais rápido do
  que um arquivo access, mas tenho certeza de que o custo que se paga
  para usar arquivos access, em dor-de-cabeça e chateação, não vale o
  ganho em performance.

  Na minha opinião, o problema não é realmente performance, mas amor
  aos dados, e amor aos seus finais-de-semana.