[Cascavel-pm] Linux+Perl+MSAccess

"Er Galvão Abbott - PortoAlegre.pm" galvao em perl.org.br
Quinta Julho 28 06:50:47 PDT 2005

Luciano Giordani Bassani wrote:

>Podem me xingar mas vou falar algo que pode magoar muita gente...

Não, sem xingamentos, vamos manter o nível profissional. Magoado eu não
fico, pode ficar tranquilo ;-)

>O MS Access, em termos de performance, não é tão ruím. Já quebrei a
>cabeça tentando convencer meu chefe para trocar de backend em umas
>aplicações que temos, falando em relação da performance e no fim tive
>que enfiar "meu rabo entre as pernas". Consultas no Access são
>extremamente mais velozes, se comparados com o PostgreSQL ou MySQL, ou
>até mesmo o MS SQL Server. É duro, mas é verdade.

Hmmm... Eu já desenvolvi uma vez uma aplicação Perl + MS Access +
Windows 2000 Server e a performance era terrível, especialmente com
conexões simultâneas. Só acredito que o Access seja mais rápido do que o
Postgres (não vou nem falar em mySQL porque não considero ele um banco
de dados) com um benchmark bem feitinho.

>Claro que o MS Access perde em outros quesitos, como por exemplo,
>confiabilidade. É um banco que eventualmente precisa de uma intervenção
>do usuário para reparar e compactar o banco de dados, sem mencionar que
>quando o banco de dados cresce muito, o tráfego da rede fica absurdo,
>mas mesmo assim meu chefe conseguiu remediar isso quebrando o banco de
>dados em arquivos menores. Também tem pouca tolerância a falhas.

Pois é, mas aí você tocou em dois pontos que são básicos: confiabilidade
e tráfego de rede no caso do banco crescer muto. Ora, meus caros, em
primeiro lugar confiabilidade é um quesito básico para um RDBMS e vamos
combinar que qualquer aplicação em que eu vá usar um banco eu espero (e
torço inclusive) para que o banco cresça horrores!

Portanto não vejo absolutamente nenhuma razão plausível para que eu vá
escolher o Access em detrimento do Postgres.

Abraços,

Er Galvão Abbott
galvao em perl.org.br
Fundador e Administrador - Porto Alegre Perl Mongers
http://portoalegre.pm.org/