[Cascavel-pm] OOP

Segunda Julho 25 21:00:49 PDT 2005

Donato Azevedo wrote:
> Meio que aproveitando o assunto...
> Alguem sabe argumentar porque blessed reference (no caso, o obejto em
> si...) em Perl eh considerado tipo? (ou estou viajando?...) Assim como
> scalar, hash e etc...
   Um blessed reference é um blessed reference. (Juro! De verdade!)

   Casualmente, todo blessed reference carrega (intrínsecamente) um
'tipo' (na verdade, uma string representando um modulo perl). E pode, em
alguns lugares, ser usado como "tipo". (Por exemplo, numa chamada de
"bless()").

   Por isso, "ref( $blessed_reference )" sempre retorna o 'tipo' (na
verdade, uma string representando um módulo perl) do objeto.

   # Em bom perl:
   # Blessed reference
   my $self = bless {}, My::Class::Name;
   # Objeto: repare no endereço de memória que segue entre parentesis.
   print $self, $/;
   # Classe, ou tipo: repare na ausência de
   # endereço de memória entre parentesis.
   print ref $self, $/;
   __END__

   Espero que isso resolva o seu problema com relação às referências.
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers