[Cascavel-pm] Flat Files vs Banco de Dados

Sexta Julho 22 10:36:53 PDT 2005

--- João Gabriel <jamorreu em gmail.com> escreveu:

> E eu que começei Perl usando Flat Files e me enxeram
> o saco (não aqui)
> falando que era furada, que era lerdo e que consumia
> boa memoria do
> servidor...
>
> Ai pulei pro MySQL (para pequenas aplicações) e me
> senti à vontade
> (bom fácil de usar).
>
> Agora vem me dizer que Flat Files é melhor que banco
> de dados... nuss
> o mundo dá voltas heheheh

Não existe solução definitiva para persistência de
dados JG. Cada caso é um caso.

> É claro que, banco de dados não tem as infinitas
> possibilidades que você pode criar para consultar um
>cadastro em um Flat File, mas é muito mais fácil,
>creio eu, montar um banco de dados (oracle, postgree,
>mysql...) é muito mais fácil, rápido e sem churumelas
>que um Flat File..

Aí entre aquele papo de consultor... "depende".

Pode parecer mais fácil porque você tem as ferramentas
à mão para começar a fazer. Você pode até fazer uma
modelagem errada que talvez funcione. O BD, por
exemplo, já cuida da parte de gerenciamento de índices
e dos algorítmos para pesquisar os dados. Mas isso
também tem um custo em recursos.

Um exemplo de flat file seria você ter uns 50
registros que não estão relacionados uns com os
outros. Para que você usaria um banco de dados
relacional para registrar isso, se a única coisa que
você vai precisar é, hora pesquisar um registro ou
outro? Melhor ler o flat file, e criar a estrutura de
dados em memória.

Se puder, leia esse artigo (em inglês):
http://www.perl.com/lpt/a/2001/10/17/etoys.html

e veja como eles usaram um cache para melhorar a
performance do sistema. Eles não usam "flat file" (na
realidade Berkeley DB e o módulo Storable), mas também
não é um banco de dados relacional. Basicamente o que
o  Berkeley DB faz é usar algorítmos de pesquisa
otimizados e controle de acesso.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br