[Cascavel-pm] Flat Files vs Banco de Dados [off-topic]

Sexta Julho 22 08:20:07 PDT 2005

On 7/22/05, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:

> Se você considerar que já andaram pegando websites da
> Microsoft hospedados em Apache/FreeBSD, que a API de
> rede do Windows 2000 (e versões posteriores) foram
> copiadas do FreeBSD e o "Unix services for Microsoft"
> foi chupinhado do OpenBSD... realmente o tio Bill não
> é tão contra assim software livre... desde que ele
> possa se apropriar dele sem contar para ninguém!

Essa história dos servidores da Microsoft rodando Apache sob FreeBSD
não é um exemplo muito bom. Essa situação aconteceu no Hotmail. Poucos
podem se lembrar, mas até alguns anos atrás o Hotmail era simplesmente
um serviço de email independente, não tinha vínculos com a Microsoft e
rodava em Apache/FreeBSD. A Microsoft comprou o Hotmail mas não migrou
logo de cara. Demorou, se não me engano, uns 2 anos. Nesse meio tempo
vieram as notícias sensacionalistas. E certamente, até hoje, a
Microsoft possui várias máquinas rodando variantes *nix simplesmente
pelo fato de que ela *compra* várias outras empresas que não
necessariamente utilizavam uma arquitetura da Microsoft at all. Vocês
tem que lembrar quen a realidade americana de propriedade intelectual,
DMCA e coisas do gênero, a patente da idéia, quando boa, é o que
realmente vale dinheiro, a implementação fica em segundo plano.

Quanto à empresas que só utilizam software proprietário. Bem. Eu
trabalho numa. ;-)
AFAIK as únicas coisas baseadas em software aberto lá são as coisas
que eu faço em Perl (que antes não existiam) e recentemente uma
divisão da empresa passou a utilizar CVS ao invés do SourceSafe. Além
disso, na parte de infra-estrutura de TI, na frente do ISA da
Microsoft, tem um firewall rodando alguma variante de Linux - só o ISA
não é confiável, lol.

E no círculo de relacionamento de nossos clientes, eu só vejo empresas
que usam só Windows ou, ao menos, primariamente Windows, ou ainda, que
estão migrando, pasmem, para Windows.

Eu não tenho *tanta* experiência profissional assim, mas pelo que vejo
existe um choque entre a realidade que vocês vivem e a realidade com a
qual eu convivo. Para vocês o mundo empresarial é regido por software
livre. Pra mim é o contrário. Não vejo um só projeto direcionado à
arquiteturas livres em toda a gama de empresas com a qual eu lido. Dá
pra tirar umas conclusões interessantes sobre como as coisas no Brasil
são segmentadas com isso tudo.

-Nilson Santos F. Jr.