[Cascavel-pm] Flat Files vs Banco de Dados

marcoantonio.lima@vivo.com.br marcoantonio.lima em vivo.com.br
Sexta Julho 22 07:55:11 PDT 2005

Salve Alceu !

Assim fica difícil, isso vai depender muito da aplicação e a solução que
estou utilizando.

Trabalho com isso ..

Eu tenho preferência por tamanho fixo ... mas quando isso é possível ... eu
trabalho com arquivos diferentes ... mas na maioria das vezes vc vai
encontrar arquivos de tamanho fixo ...

A primeira coisa que vc deve fazer é o reconhecimento dos dados, eles não
terão muita utilidade se não puderem ser reconhecidos. Padrões
pré-definidos que permitirão determinar que partes dos dados representam os
itens de interesse.

Para descobrir previamente as características dos dados é necessário um
análise de dados para determinar os relacionamentos, dependências ou
tendências desconhecidas. Os dados descobertos tornam-se parte da estrutura
informacional, os dados provêm de vários sistemas, e por isso, geralmente
uma mesma informação tem diferentes formatos.

Os dados vêm em diferentes formatos:

Dados não estruturados, que na verdade na prática não existem, suas
estruturas estão apenas escondidas, pois sistemas computacionais não
trabalham com dados não estruturados.

Registros orientados são os que você vai mais encontrar, geralmente são
compostos de header, body e tail, são definidos por um layout específico.

Dados hierárquicos é nova onda, são bastantes úteis, criam uma excelente
flexibilidade. Temos como exemplo o HTML, XML ...

Dados binários esses nunca são tratados sem uma aplicação para conversão
que pode vir incluída em sua solução.

[   ]´s

M a r c o   L i m a
VIVO - DGSI - Tarifação - RJ - ES