[Cascavel-pm] Sobre livros de Perl

Sexta Julho 22 05:16:26 PDT 2005

On 7/21/05, Vinicius Alves <perl em atechs.com.br> wrote:
> Aliás, não é só nesse livro que eles mostram primeiro como trabalhar com
> flat files... já vi isso em outros tb. Acho meio que errado isso, pois o
> cara que está aprendendo e nunca ouviu falar em SQL (antigamente isso era
> bem comum) acaba até desanimando.

Na verdade é bem certo.
SQL não é "pau pra toda obra". Existem situações em que faz muito mais
sentido você usar um flat file ao invés de um banco de dados (apesar
de que, agora, com SQLite, realmente a abrangência do SQL aumentou).
Essa popularidade do SQL pra tudo hoje em dia eu acredito que pode ser
atribuída ao fato de que você vai até se divertir com o que vai ver se
pedir a um programador de VB pra mexer com flat file. ;-)

Em empresas de toda essa filosofia hoje em dia que flat file é algo
totalmente tosco, porque relembra os sistemas em COBOL e coisas do
gênero. Mas no fundo, eu tenho minha teoria que uma das razões
principais na verdade é porque é uma bagunça você mexer com flat files
nessas "business-oriented languages".

-Nilson Santos F. Jr.