[Cascavel-pm] Mason versus Template Toolkit

Sexta Julho 8 07:10:29 PDT 2005

--- Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> escreveu:

>    Hum. Talvez eu não seja a pessoa mais indicada
> para falar sobre isso,
> mas eu particularmente não gosto de programar
> "embutindo" código Perl e
> regras de negócio dentro da camada de exibição.

Mas o Template Toolkit também possui sua "linguagem
própria" dentro do HTML, correto?

"It uses its own templating language to express
components, loops, method calls, data structure
elements, and more; it’s therefore useful for teaching
to designers who have no knowledge of the Perl side of
your application* but who need to work on the
presentation. As the documentation puts it, you should
think of the Template Toolkit language as a set of
layout directives for displaying data, not calculating
it."

Fonte:
http://www.oreilly.com/catalog/advperl2/chapter/ch03.pdf

> Por isso, acho o Mason  muito parecido com o PHP...
e > não adianta me dizerem que é possível manter o
código > de exibição separado das regras de negócio
através do
> uso de módulos, e coisa e tal. Prá mim, é muito
> complicado projetar e usar Mason em meus projetos.

Esse outro artigo aqui diz ser possível ter
flexibilidade ao utilizar o Mason ou o Template
Toolkit para alterarem seu modo "padrão" de gerar
sites dinâmicos:

http://www.perl.com/pub/a/2001/08/21/templating.html

"Keep in mind, many systems offer significant
flexibility for customizing their execution models.
For example, Mason users could write separate
components for application logic and display, letting
the logic components choose which display component to
run after fetching their data. This allows it to be
used in a pipeline style. A Template Toolkit
application could be written to use a simple generic
handler (like the Apache::Template module included in
the distribution) with all the application logic
placed in the template using object calls or in-line
Perl. This would be using it in a callback style."

Obviamente dizer uma coisa e utilizá-la na prática é
outra coisa. :-) O que eu gostaria de saber é o quão
flexível esses frameworks são para alterar seu
comportamento padrão.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br