[Cascavel-pm] Dúvida sobre o 'perlcc'

Terça Janeiro 11 04:32:13 PST 2005

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Eu acho ilegível e acredito que existam mais pessoas
> com aversão a código gerado automaticamente. Se é de
> boa qualidade eu não sei, porque nunca tive paciência
> de tentar compilar e executar. Um programinha simples
> em Perl (ok, eu usei um módulo para encriptar dados)
> de 18Kb foi resultar num programa em C de 3Mb. É mais
> rápido e fácil pedir que instale Perl do que tentar
> fazer o código C funcionar.

   Hum. É questão pessoal.
   De qualquer forma, para resolver um problema que em perl precisamos
de 18kb de código, o gerador cria, em C, mas de 3Mb. Viu como o Perl
facilita a sua vida? :-)

> A menos é claro que eu PRECISE usar C (então porque
> fui usar Perl?).

   Este é um bom ponto.
   Se você realmente precisa de C, é melhor escrever C, mesmo.

> Do modo como você expôs o assunto isso se parece mais
> com 'frescura' (usar nomes de variáveis decentes) ao
> invés de ser uma boa prática de programação.

   Não é frescura. É muito importante para que nós, humanos normais,
possamos compreender e transmitir a idéia do fonte (que é o que de fato
permite que compreendamos o programa).

   Por outro lado, para as máquinas, isto é irrelevante. Para elas, ou
que interessa são apenas as instruções codificadas, que devem ser
executadas na ordem especificada.

   Por acaso você já viu algum computador que questione o usuário sobre
o motivo de execução deste ou daquele programa?

   -- Por que você está rodando Windows - Diria o computador.
   -- Oras, é bem mais simples que Linux - Diria o usuário.
   -- Simples para você, seu vagabundo! - Retrucaria o mal-educado
computador.
   -- Oras, sou eu quem mando! Vamos rodar Windows e pronto -
Responderia o irritado usuário.
   -- Então vou trav... - Travaria o mal-educado, inconformado e
preguiçoso computador.
   -- #$*()#%*@()%^*@)#!(@#!!!!! - Exclamaria o surpreso usuário.

> É por isso que eu programo em Perl, não em C. ;-)

   E assim, chegamos ao ponto que você levantou alguns parágradfos
acima, quando perguntou "por que quer em C o que você escreveu em Perl?".

   Se programas melhor em Perl, para que ficar perdendo tempo?
   use Perl;
   no warnings;

> Essa é a questão. Se eu quizesse programar em C eu não
> escreveria um programa em Perl para depois tentar
> convertê-lo.

   E, afinal, então: por que a galinha atravessou a rua?
   Ou, em nosso contexto, o que está acontencendo, afinal, para forçar o
porte emergencial de um programa Perl tão bonitinho para uma linguagem
tão áspera quanto C?

   Tentando descobrir a razão de existência do universo,