[Cascavel-pm] [BALANÇO]: Dezoito Mêses de SP-PM

Segunda Fevereiro 21 12:59:42 PST 2005

Nilson Santos wrote:
> Bom, já é um começo.
> Apesar de que, na minha opinião, o ideal mesmo seria se conseguíssemos
> gente suficiente para montar um "portal" em português sobre Perl. Um
> mini-PerlMonks. Mas não sei se isso é viável.

   Não muito.
   Na verdade, isolar a comunidade brazuca apenas prejudicaria o
PerlMonks. É mais interessante fazer com que o PerlMonks seja amigável a
outras línguas. Essa é a minha proposta atual.

> Eu acho muito interessante essa sua iniciativa. Porém, o problema é
> que é razoavelmente difícil achar as traduções no meio de tudo (ou eu
> tenho andado fazendo as coisas de forma muito mais difícil do que
> deveriam ser). Normalmente, quem conseguir achá-las, não precisaria
> muito delas no final das contas. Por isso acho que seria importante
> algo em português, só que seguindo os moldes do PerlMonks.

   Para isso, existe um índice das traduções. Por hora, apenas
documentação sobre o website foi traduzida. Mas a idéia é conseguir
adeptos em muitas línguas (agora, temos francês, inglês e português) e
permitir traduções controladas e verificadas em todas as línguas,
especialmente dos artigos e tutoriais mais destacados.

> Bom. Por enquanto estou ainda no estágio pré-pré-alpha do projeto. Na
> prática significa: ainda não fizemos nada, só estamos com a idéia.
> Eu queria ver se encontrava ao menos mais uma pessoa, pois eu tenho
> uma grande tendência a desistir das coisas no meio, sem terminar, se
> não der resultados rápidos (talvez por isso eu prefira perl a outras
> linguagens). Mas com mais pessoas junto, tem mais apoio, e a coisa
> toda fica mais com cara de que realmente tem algo acontecendo e eu
> acabo permanecendo animado.

   Você pode contar comigo, para o que precisar.
   Posso até mesmo aparecer para dar palestras, se combinarmos com
antecedência suficiente. E isso vale para todos os grupos nacionais.
Minha especialidade é sistemas OO para a web, expressões regulares e
Template Toolkit.

   Boa sorte.
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA