[Cascavel-pm] [BALANÇO]: Dezoito Mêses de SP-PM

Segunda Fevereiro 21 08:01:56 PST 2005

Nilson Santos wrote:

> Bom, já é um começo.
> Apesar de que, na minha opinião, o ideal mesmo seria se conseguíssemos
> gente suficiente para montar um "portal" em português sobre Perl. Um
> mini-PerlMonks. Mas não sei se isso é viável.

   Eu propus isso no PerlMonks.org, e a resposta foi que a gente
descentralizar um portal para os brasileiros faria com que a sinergia se
dispersasse. Tenho certeza de que as estatísticas do website do
PerlMonks também cairia, e isso é boa parte da renda que mantém o
website (e a maior comunidade de Perl do planeta).

   Eu não acho que seja viável, pelo potencial destrutivo que a idéia
esconde. Juntos, somos fortes.

> Eu acho muito interessante essa sua iniciativa. Porém, o problema é
> que é razoavelmente difícil achar as traduções no meio de tudo (ou eu
> tenho andado fazendo as coisas de forma muito mais difícil do que
> deveriam ser). Normalmente, quem conseguir achá-las, não precisaria
> muito delas no final das contas. Por isso acho que seria importante
> algo em português, só que seguindo os moldes do PerlMonks.

   Existe um índice das páginas traduzidas. E existe a complacência dos
deuses do PerlMonks para que se poste e responda em outras línguas que
não o inglês. Isso foi parte dos frutos do meu trabalho como tradutor.

> Bom. Por enquanto estou ainda no estágio pré-pré-alpha do projeto. Na
> prática significa: ainda não fizemos nada, só estamos com a idéia.
> Eu queria ver se encontrava ao menos mais uma pessoa, pois eu tenho
> uma grande tendência a desistir das coisas no meio, sem terminar, se
> não der resultados rápidos (talvez por isso eu prefira perl a outras
> linguagens). Mas com mais pessoas junto, tem mais apoio, e a coisa
> toda fica mais com cara de que realmente tem algo acontecendo e eu
> acabo permanecendo animado.

   Pode contar comigo. :-) Estou meio longe, mas posso tentar ajudar.
   E tenho certeza de que outras pessoas no Cascavel-PM e no SP-PM podem
ajudar também.

> Vamos ver, agora no almoço quem sabe eu discuto isso um pouco.

   Bon apetit.
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA