Re: [Cascavel-pm] [BALANÇO]: Dezoito Mêses de SP-PM

Nilson Santos acid06 em gmail.com
Segunda Fevereiro 21 07:06:20 PST 2005

On Mon, 21 Feb 2005 11:27:24 -0300, Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:
>   Existe um website onde você pode publicar as traduções. É o
> Brasil-PM, sob a responsabilidade do prof. Flávio Glock. Tenho certeza
> de que basta que você traduza e poste as matérias aqui para que o FGlock
> as publique no website. Formato HTML, preferencialmente. Converse com
> ele para saber dos style-sheets, e se existe alguma coisa específica que
> você precisa.

Bom, já é um começo.
Apesar de que, na minha opinião, o ideal mesmo seria se conseguíssemos
gente suficiente para montar um "portal" em português sobre Perl. Um
mini-PerlMonks. Mas não sei se isso é viável.

>   Eu discordo disso. Veja, por exemplo, meu esforço pessoal em traduzir
> a meta-documentação do PerlMonks.org, trabalho voluntário que faço há
> mais de um ano: desde então, muita gente achou que existem tão poucos
> usuários de língua portuguesa no website que o esforço não se justifica.
> Argumentaram até mesmo que a tradução seria "segregacionista" ou
> "elitista", já que privilegiaria apenas uns poucos Perl Monks.

Eu acho muito interessante essa sua iniciativa. Porém, o problema é
que é razoavelmente difícil achar as traduções no meio de tudo (ou eu
tenho andado fazendo as coisas de forma muito mais difícil do que
deveriam ser). Normalmente, quem conseguir achá-las, não precisaria
muito delas no final das contas. Por isso acho que seria importante
algo em português, só que seguindo os moldes do PerlMonks.

>   Espero ter ajudado você. Precisamos do BH-PM, se você se animar.
> Existem mais líderes de grupos nacionais neste espaço. Tenho certeza de
> que todos eles podem ajudar você a decidir e planejar o novo grupo de
> usuários.
>
>   Se você precisar de alguém para algumas palestras, pode contar
> comigo, e acredito que com outros membros desta comunidade também!

Bom. Por enquanto estou ainda no estágio pré-pré-alpha do projeto. Na
prática significa: ainda não fizemos nada, só estamos com a idéia.
Eu queria ver se encontrava ao menos mais uma pessoa, pois eu tenho
uma grande tendência a desistir das coisas no meio, sem terminar, se
não der resultados rápidos (talvez por isso eu prefira perl a outras
linguagens). Mas com mais pessoas junto, tem mais apoio, e a coisa
toda fica mais com cara de que realmente tem algo acontecendo e eu
acabo permanecendo animado.

Vamos ver, agora no almoço quem sabe eu discuto isso um pouco.

-Nilson Santos F. Jr.