Re: [Cascavel-pm] Licensiamento e Sindicalização -- [Was: Qu alidade == (C++|Java)?]

Nilson Santos acid06 em gmail.com
Segunda Fevereiro 7 09:47:02 PST 2005

On Sun, 06 Feb 2005 15:28:27 -0200, Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:
>   E por causa de aberrações como estas, eu sou a favor de que a
> engenharia de software seja tratada como as outras engenharias --
> regulamentação, normatização pesada, e criação de um Conselho Regional
> de Engenharia e Ciências da Computação (CRECC), responsável por
> regulamentar a área e conceder licensas para engenheiros de software,
> analistas de sistemas e cientistas da computação.
>
>   Desta forma, teríamos um "engenheiro responsável" por cada sistema, e
> apenas pessoas autorizadas pelo CRECC poderíam assumir responsabilidades
> [...]

Bom... eu sou completamente contra esse tipo de coisa.
Não acho que mais regulamentação estatal seja a solução pra nada, pelo
contrário, só traz mais problemas e cria burocracia. Quanto menos o
estado se intrometer, melhor.

Acho que o pior drawback disso tudo é que somente quem tem uma
formação acadêmica (ou formal, de alguma outra maneira) poderia
trabalhar nessa área, o que é algo completamente errado. Sou
completamente contra a existência de um CREA, como ele existe hoje, e
suas normas.

As incompetências profissionais de cada um devem ser tratadas pela
empresa e não pelo estado. E não se deve assumir que existe somente um
meio de aprendizado (o formal), principalmente em um campo tão volátil
quanto desenvolvimento de software.

-Nilson Santos F. Jr.