Re: Qualidade == (C++|Java)? [Was : [Cascavel-pm] uso do PAR para gerar executáveis em Win32]

Sexta Fevereiro 4 13:43:22 PST 2005

Nilson Santos wrote:
> Esse tipo de associação é muito comum aqui no Brasil, aonde uma
> porcentagem maior de sistemas é Microsoft-centric (o que chega a ser
> irônico, do meu ponto de vista... me lembra um pouco aquelas relações
> metrópole-colônia, um pouco adaptada ao quadro de TI).

   Humm... "tudo o que vêm da metrópole é bom; tudo o que é feito na
colônia não presta". Acho que isso reflete um pouco do "culto ao
importado" vigente no Brasil, onde escritores muito bons precisam adotar
pseudônimos "importados" para vender melhor... cito meu exemplo culto:
Malba Tahan, autor de vários livros de desafios matemáticos, é um
escritor brasileiro, chamado José não-sei-o-quê!

> De qualquer forma, o que existe hoje em dia, ou melhor, o que eu já vi
> hoje por aqui é que o conceito de "qualidade" é único e imutável e,
> basicamente, na cabeça da maioria dos managers na área de TI hoje em
> dia, qualidade =~ (java | .net). Se você imitar um modelo de
> implementação de Java em Perl, existem chances de que ele poderá ser
> considerado como algo "de qualidade" pelo senso comum nacional.

   É, realmente, eu vou me aposentar.
   Vou vender pipocas, ou abrir uma videolocadora... alguma coisa que me
faça sentir bem.

> No mais, pelo que eu vejo, o Brasil sofre de uma terrível ignorância
> em relação à outras linguagens e isso não se restringe somente ao meio
> de negócios, nos próprios meios acadêmicos isso também pode ser
> evidenciado. Perl é visto apenas como uma espécie de Aibo (aquele
> cachorro Robô da Sony) das linguagens de programação: muita gente acha
> legal e um grande avanço tecnológico, mas no fundo consideram apenas
> um brinquedo caro e não se arriscam a comprar.

   Hum. Em compensação, os ingleses e estadounidenses são simplesmente
TARADOS pela linguagem (e por algumas outras menos ecléticas) e vêem
comprá-las aqui, também. Pode ser uma alternativa interessante para
quem, assim como eu, gosta de "nadar contra a corrente".

   Vou virar produto de exportação.
   "A saída para o Brasil é Viracopos"
     -- Macaco Simão, em sua coluna para o Jornal "Folha de São Paulo",
não me recodo a data...

> Joe Average can't code in Perl.

   Joe Outliner can't pay his bills coding in Perl.

   Quer dizer que a linguagem é letra morta, dentro do território
nacional? Será que uma mega-campanha de publicidade e divulgação ajudaria?

   Muito mais preocupado com o futuro da minha linguagem de programação
favorita do que com minhas contas penduradas, putamplexos!
  Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
  PerlMonk [SiteDocClan], Sao Paulo PM Leader,
  Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA