[Cascavel-pm] Comandos externos

Quinta Dezembro 22 08:56:33 PST 2005

>  Para executar um comando comando externo gerando um retorno deve ser
> usado SYSTEM caso contrário, deverá ser usado o EXEC, correto?

    Isso mesmo!

>  Bem, o comando no meu caso, seria desta forma:
>
>  system("svc -dx /var/qmail/supervise/smtp/");
>
>  A minha dúvida é: Qual procedimento de verificação do retorno deste
> comando dado acima.
>  Em algumas linguagens seria desta forma.
>  if (!system("svc -dx /var/qmail/supervise/smtp/")) { NÃO RETORNA }
>  else { retorna }

Vou dar um exemplo com 'ls' ok? Mas é a mesma coisa!!!

#! /usr/bin/perl
#

use strict;

my $ret;
eval
{

        $ret = exec "ls";
};

if($@ || $!) #if something wrong... show me!!! :)
{
        print "ERRO: $@ - $!\n";
}
else
{
        print "COMMAND ok!\n RESULT: $ret\n";
}

Veja mais sobre expressões regulares usando "perldoc perlreref"

>  Outra questão. Este comando ( system("svstat /var/qmail/supervise/smtp/")
> )  verifica no qmail a quantidade em segundos que um respectivo serviço
> esta esta ligado, que no caso, seria o  serviço smtp.
>  No konsole, o comando dado acima retorna o seguinte: up (pid 2096) 1170
> seconds
>  Eu preciso coletar este 1170. Alguma dica?

#! /usr/bin/perl
#

use strict;

my $string = "up (pid 2096) 1170";
print "\nRESULTADO DA REGEXP: $1\n" if($string =~ /^\w+\ \(pid\ +\d+\)\ +(\d+)$/);

Veja também em perldoc perlreref, ou http://perldoc.perl.org/perlreref.html

>  Obrigado pela atenção
>  Sem mais.

Se precisar, tamos aêÊÊ....