[Cascavel-pm] Comandos externos

Paulo Ricardo paulo.ricardo em expresso.com.br
Quinta Dezembro 22 04:40:53 PST 2005

Bom dia pessoal.

 Para executar um comando comando externo gerando um retorno deve ser
usado SYSTEM caso contrário, deverá ser usado o EXEC, correto?

 Bem, o comando no meu caso, seria desta forma:

 system("svc -dx /var/qmail/supervise/smtp/");

 A minha dúvida é: Qual procedimento de verificação do retorno deste
comando dado acima.
 Em algumas linguagens seria desta forma.
 if (!system("svc -dx /var/qmail/supervise/smtp/")) { NÃO RETORNA }
 else { retorna }

 Outra questão. Este comando ( system("svstat /var/qmail/supervise/smtp/")
)  verifica no qmail a quantidade em segundos que um respectivo serviço
esta esta ligado, que no caso, seria o  serviço smtp.
 No konsole, o comando dado acima retorna o seguinte: up (pid 2096) 1170
seconds
 Eu preciso coletar este 1170. Alguma dica?

 Obrigado pela atenção
 Sem mais.