[Cascavel-pm] O Perl no Brasil e Despedida

marcoantonio.lima@vivo.com.br marcoantonio.lima em vivo.com.br
Segunda Dezembro 12 09:47:11 PST 2005

Salve Monges !

É com muita triste e ao mesmo tempo alegria que estou escrevendo este
email.

Bom como boa parte de vocês já sabem, esta semana estarei embarcando rumo a
terra de Cabral para trabalhar, não sei quando voltarei e se voltarei, isso
são respostas que só vou ter depois de estar lá.

Gostaria de proveitar este email para falar sobre uma recente discução que
está rolando na lista e já rolou algumas vezes sobre Perl, casos de
sucessos, se ele está morto e esquecido, se não está ,,,, Bom, temos muito
trabalho e muito para divulgar sobre a linguagem no Brasil e podem ter
certeza que não é um trabalho fácil e quando não temos muita ajuda isso
fica mais difícil, mas não tenho o que reclamar, como os que já me conhecem
sabem e o que eu sempre volto a repetir toda vez que alguém têm algum
dúvida ... "é preciso muio comprometimento para chegar lá" ... pensem que
para um linguagem que têm malas de dinheiro para se investir em marketing
já é difícil, imagina para quem conta apenas com seu poder e qualidade
técnica, e um punhado de monges dedicados espalhados pelo mundo ... uma vez
me falaram que era difícil investir tempo para Perl e os Perl Mongers ....
"Os Perl Mongers não pagam minha comida !" ...bom isso é algo deve se
pensar direito ainda mais quando se trabalha com Perl e se ganha dinheiro
com ele.

Trabalho com Perl desde de 1992 e já faz alguns anos que é ela quem paga
quase tudo que eu tenho, minha casa, meu carro, minha comida, meus cavalos
e etc.. e hoje estou indo trabalhar em Portugal por causa da Perl e dos
Perlmonks .... isso mesmo foi por causa dos Perlmonks que fui chamado para
este trabalho, e sei que lá as pessoas pensam de maneira diferente que aqui
... mas é isso que temos que mudar, ou melhor agora vocês é quem têm que
mudar isso.

Mas vamos falar um pouco sobre o futuro do Perl no Brasil, vocês não
precisam ter dúvidas sobre isso ... o Perl passou por uma fase sem muita
exposição na mídia e nunca senti falta disso, o objetivo da linguagem é
ajudar as pessoas e isso ela já faz muito bem ... mas ela está de novo
ficando em evidência e temos muito pela frente, por é preciso trabalhar
mais e se dedicar mais ... não é um trabalho fácil e eu sei disso, como
outros monges já puderam ver isso também.

No próximo ano estamos programando pelo menos 1 YAPC aconteça no Brasil, eu
gostaria de 2 ... o Brasil e América do Sul ... por isso precisamos de
voluntários que se dediquem na organização desses eventos, eu sempre
estarei ligado a vocês através dessa lista, dos meus emails e do Perlmonks
... mas não estarei aqui no Brasil para organizar os eventos e acredito que
no próximo ano vocês também não vão poder contar muito com ajuda do Flávio
por conta do Perl 6 que está consumindo muito do seu tempo ... por isso
precisamos de ajuda para tocar tudo isso, e continuar o trabalho de
divulgação da Perl no Brasil ... participando dos eventos de Software Livre
e outros.

Peço desculpas pelo email enorme, mas na verdade gostaria de escrever muito
mais neste momento.

Quem desejar entar em contato comigo:

http://www.perlmonks.org/?node_id=133118

Abração;