Re: [Cascavel-pm] O que você precisa saber sobre Perl [artigo]

Segunda Dezembro 12 07:13:15 PST 2005

--- "Flavio S. Glock" <fglock em gmail.com> escreveu:

> Alguns problemas com este texto...
>
> Ele promete "clear and concise style of writing
> Perl", o que não é bem verdade.

Acho que isso tem muito a ver com essa frase (do
próprio autor):
"Perl's extremely flexible syntax makes it easy to
write code that is harder to read and maintain than it
could be."

Se você escreve um artigo desses usando apenas sua
experiência, fica difícil chegar num consenso.
Fatalmente o artigo vai acabar tendo algo mais ligado
com suas preferências pessoais do que práticas que
realmente ajudem de uma forma geral.

> Ele constrói sua própria memoização e geração de
> métodos, em vez de
> utilizar módulos padrão do CPAN;

Concordo com você. Só que eu não tenho a menor idéia
do que seja "memoização". Poderia explicar? :-)

> Ele usa eval string, que não é a maneira mais
> recomendada de gerar
> código para accessors;

Eu acho que geradores de códigos tem seus próprios
problemas. De qualquer forma, usar eval() para
qualquer coisa não é recomendado se você puder evitar.
O custo de performance às vezes não vale a pena e você
pode acabar causando catástrofes (principalmente se o
modo Taint está desligado).

> $students[0]->{grades}->[1] é normalmente escrito
> $students[0]{grades}[1]

Eu particularmente prefiro a primeira forma.
Dependendo de como o código estiver disposto, a
segunda forma pode levar a alguma confusão. Claro,
digitar "->" pode ser um saco. Seria melhor se fosse
utilizado um ponto mesmo. :-)

No final das contas, até que se crie um comitê e se
discuta o que é realmente uma boa prática ou não, a
maioria desses textos serve apenas como referência:
você lê e pega o que lhe parece útil.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br