[Cascavel-pm] [voltando....] Casos de sucesso com Perl

Domingo Dezembro 11 03:28:40 PST 2005

--- João Gabriel <jamorreu em gmail.com> escreveu:

> Hoje, um cidadão veio me dizer com todas as letras
> que Perl não presta
> e que PHP, ASP e .NET são melhores que o Perl.

Ele já programou algo em Perl para dizer isso? Eu
apostaria dizer que ele se baseia nas propostas de
emprego na Apinfo para dizer isso... RH's normalmente
se perdem na sopa de letrinhas intermináveis de
informática, sem dizer que Perl é um termo
desconhecido para eles (bem, já conheci profissionais
de informática com anos de experiência que nunca
ouviram falar em Perl).

> O "cidadão" não tinha muitos recursos para defender
> o PHP... citou
> classes para tratar documentos, web-scripts que são
> muito usados como
> desculpa (oras, todos sabem que não é o fato de uma
> linguagem não ter
> um web-script famoso que ela será menos robusta).

PHP é bastante simples para desenvolver páginas. Não
quero dizer que é robusto o suficiente (até porque eu
parei no PHP 4), mas é fácil desenvolver um site. Se
ele vai ter código reaproveitável aí são outros
quinhentos.

Avise seu amigo aí que o mundo da informática não vive
só de interfaces web. PHP tem muito a se desenvolver
no quesito de linguagem de uso geral.

> Em contra partida, citei o Perl Mongers, Perl Monks
> e o CPAN.org (só
> isso já da uma "paulada" né?).

JG, visite o site www.perl.com de vez em quando. Ali
são publicados casos de sucesso do Perl. Esse aqui é o
último:
http://www.perl.com/pub/a/2005/12/01/client_side_success.html

Conte para seu amigo que a Amazon usa Perl no seu
website e veja o que ele responde.

> Ele tocou num ponto fraco do Perl (pelo menos aqui
> no Brasil): alegou
> que poucos sabem o que é Perl e o que eu mais vejo:
> falarem que o Perl
> tá esquecido e desatualizado...

No Brasil e no restante do mundo existem pessoas
abandonando o Perl sim. Eu acredito que boa parte
disso seja por conta de desenvolvimento web. Existem
linguagens mais produtivas para desenvolvimento web se
o que você quer fazer é pesquisar um banco de dados e
retornar os valores de lá.

Lembre-se também que Perl não possui departamento de
marketing: isso conta bastante também!

> Espero que dessa vez o projeto de se criar a lista
> não vá para o "beleleu"...

Eu voto no Wiki. Talvez possamos traduzir os casos de
sucesso da O'Reilly também.

[]'s

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br