[Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quarta Agosto 31 10:57:30 PDT 2005

Em Qua, 2005-08-31 às 13:52 -0300, Breno G. de Oliveira escreveu:
> Bom, eu só conheco o "Perl Oak" do Daniel Ruoso
> (http://perl-oak.sf.net/), mas ele me parece ser muito bom também
> (embora nunca tenha utilizado).

De fato, e isso é uma tecla que venho batendo a muito tempo, para
aqueles que desenvolvem sistemas de informação (que não é o único caso
possível, mas é certamente o que faço a maior parte do tempo) um
middlware é fundamental.

Recentemente estava estudando sobre o projeto P5EE, que se propõe a
montar um framework desses (assim como o Oak), e me dei conta que toda a
base tecnológica necessária já existe com diferentes alternativas. O
problema é a criação de um ambiente que integre essas bibliotecas de uma
forma coerente. Como o pessoal do P5EE diz, nós sabemos que existe mais
de um jeito de fazer, mas nós queremos construir "um bom jeito de
fazer".

Eu diria que o Perl não precisa de ferramentas melhores, pois ele tem
muitas e muito boas (pensando na arquitetura de sistemas de informação)
desde Class::DBI até Template::Toolkit, passando por SOAP::Lite e outras
coisas. O que o Perl precisa, pensando no desenvolvimento de sistemas de
informação, é que essas ferramentas sejam organizadas de uma forma
coerente dentro de um middleware, que precisa ser pouca coisa a mais do
que uma boa especificação.

A quase boa notícia é que eu submeti um projeto de 24 meses à FINEP para
o desenvolvimento do Oak2, se for aprovado, eu vou ter uma ótima notícia
para dar.

Pensando na questão da especificação que eu falei, quero citar um
documento para que vocês dêem uma olhada, que pode ser o ponta-pé de um
middleware como esses.
http://www.w3.org/TR/ws-arch/

daniel