Re: [Cascavel-pm] artigo: Perl Needs Better Tools (em inglês)

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Agosto 31 09:52:29 PDT 2005

Olá Nilson!

> Mas existe o Komodo que tem até um designer gráfico de UIs pra Tk.
> E tem o EPIC pro Eclipse.
>
> A questão é: programadores de Perl não gostam de IDEs.

Concordo, especialmente porque a maioria do trabalho que faço é
remotamente e portanto o vim sempre foi meu editor perl.

Mas não acredito que o problema sejam os programadores de perl, e sim os
novatos, ou mesmo os curiosos, que por costume com outras linguagens que
utilizam IDEs completas ou por falta de orientação acabam escolhendo
outra linguagem para aprender, ou tomam o perl como sendo apenas uma
linguagem para scripts pequenos. Muita gente desmerece o perl
simplesmente por não saber todo o poder que ele possui.

Acho que a comunidade perl inconscientemente se fechou entre seus
programadores, e vejo hoje pouco ou nenhum projeto de "evangelização" em
prol da linguagem. Conheci uma vez um grupo que achava legal eles
fazerem parte de uma "elite" de programadores perl e percebi que eles
inclusive dificultavam a difusão de conhecimento da linguagem, como se o
poder e facilidade do perl fossem algo secreto, que deveria permanecer
secreto. Pessoalmente acho que isso não faz o menor sentido e sempre
preguei as qualidades do perl onde quer que eu fosse.

A idéia, segundo o que entendi do artigo, era justamente essa: tentar
trazer mais pessoas para a comunidade perl. Os atuais programadores já
se viram muito bem, obrigado ;)

Sobre o Komodo, é pago :/

Sobre o EPIC, é bom, mas falta um monte de recursos disponíveis na
versão Java do Eclipse, por exemplo. E um novato que está decidindo
entre perl e java dificilmente escolherá perl usando o Eclipse, emho.

> O que eu acho que realmente falta são grandes projetos, estilo o Ruby
> on Rails ou o Zope pra Python. Ou grandes empresas por trás, como é o
> caso de Java.

Bom, eu só conheco o "Per Oak" do Daniel Ruoso
(http://perl-oak.sf.net/), mas ele me parece ser muito bom também
(embora nunca tenha utilizado).

Sobre o apoio de grandes empresas, temos o apoio da ActiveState
(responsável por diversos módulos essenciais) e da O'Reilly (responsável
por portais de perl e inúmeras publicações importantes). Além disso,
temos uma comunidade enorme que através de doações de dinheiro financia
os principais desenvolvedores do perl, e através de doações de tempo
contribuem sempre no desenvolvimento da linguagem. Pode não ser tão bom
quanto uma Sun, mas é mais do que muitas outras linguagens jamais
tiveram (ou terão).

Não acho que podemos ficar esperando alguém cair do céu financiando
projetos em perl, pelo menos não sem que antes a própria comunidade
mostre a esses financiadores todo o potencial da linguagem e de sua
comunidade. E que melhor maneira de fazer isso senão convencendo cada
vez mais programadores a mudarem para perl? ;)

[]s

breno