[Cascavel-pm] Perl no "mundo real"

Brinde Storm - Steven Koch s.koch em brindestorm.com
Sexta Agosto 12 10:30:28 PDT 2005

Não eh usado pela Unisinos o teu sistema de Quotas?
-----Mensagem original-----
De: cascavel-pm-bounces em pm.org [mailto:cascavel-pm-bounces em pm.org] Em nome
de Rod Za
Enviada: sexta-feira, 12 de Agosto de 2005 17:55
Para: Cascavel Perl Mongers
Assunto: Re: [Cascavel-pm] Perl no "mundo real"

Eu, por outro lado, sempre trabalhei em Instituições de ensino Federais -
hora como administrador de redes, hora como programador. E sempre tive a
chance de escolher a linguagem de programação - acho que tive muita sorte
mesmo.

No início, época em que trabalhava como programador, utilizava o basic e
Assembler (época dos TRS80), Pascal, C,  Clipper, Java e Delphi. Quando me
firmei como administrador de redes e passei a conhecer os *nix programava em
cshell e terminei, por último, programando em PHP! Achava muito mais
produtivo pois não conhecia o Perl - alias nem sabia por onde começar quando
via algum código Perl.

Há uns 2 anos estava a procura de um sistema para substituir o servidor de
impressão com controle de quotas - baseado em netware - e encontrei o
projeto IBQuota, o qual era escrito em shell-script! Muito rudimentar ainda
mas funcionava. Entrei em contato com o responsável pelo projeto e comecei a
colaborar com o projeto. Mas uma coisa me encomodava, o fato de ser escrito
em shell-script!

Ainda não havia feito absolutamente nada em Perl mas comecei a passar o
shell-script para um
*primitivo* Perl - que na verdade era muito parecido com o shell-script `cat
X | grep y`! :)

Com o passar dos tempos e muito esforço para tentar compreender a linguagem
- principalmente por causa do meu horrível inglês - acabei por descobrir a
lista cascavel-pm, o CPAN e seus módulos, enfim o verdadeiro Perl
e..cara.... não troco o Perl por nada hoje em dia!

Mesmo não sendo uma linguagem "comerical" não troco mesmo. (sem puritanismo
- é só uma questão de opção :)

Hoje tenho um projeto SGQI (http://sgqi.codigolivre.org.br) que é um
semi-fork do projeto de quotas de impressão que me aproximou do Perl (nota a
versão no site era ainda baseada no
*primitivo* Perl que conhecia). O projeto (inclusive estou precisando de
colaboradores que programem PERL - pô galera isso é uma cantada :p !!!!) que
está na versão 0.9 (alpha) está completamento escrito em Perl (98%) e está
sendo utilizado em algumas Faculdades
(UFMG/USP/UNB/etc) e em algumas empresas.  E, aliás, tem me dado retorno.

Acredito que este meu exemplo é um bom exemplo do uso de Perl na vida real
(pelo menos na minha) :p.

abraços,

Rodrigo Zadra.

PS. ainda estou precisando de colaboradores! :)