[Cascavel-pm] Exemplo de relacao many-to-many com Class::DBI

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Quarta Abril 13 10:08:19 PDT 2005

--- Luis Campos de Carvalho <monsieur_champs em yahoo.com.br> wrote:

>    Bom, lendo o seu código (cortado desta para economizar espaço), eu
> cheguei à conclusão de que você já definiu seu caminho... dbHistories
> são objetos conhecidos apenas por dbRelationships... qual o problema?

Não há problema algum aqui. Eu estou em dúvida se este é o melhor modo de fazer este
relacionamento (talvez isto não tenha nada a ver com Perl e sim com banco de dados), mas por outro
lado, se eu adotar este modelo, ainda continua a dúvida de como acessar corretamente o historico -
tomando como base que eu terei somente o objeto dbUser criado no script principal, este objeto por
sua vez fará referencias aos outros objetos dbGroup, dbRelationship e dbHistory.

Para ser mais direto:

1. Este relacionamento é o mais indicado? (eu posso fazer o relacionamento de dbHistory
diretamente em dbUser e dbGroup também)
2. Como acesso os metodos de dbHistory via dbUser? ex:
<code>
use dbUser;
my ($obj_user) = dbUser->retrieve(login => 'rodzadra');
#como, a partir de $obj_user eu tenho acesso aos metodos de dbHistory (campos da tabela history)
</code>

muito obrigado,

Rodrigo Zadra Armond