[Cascavel-pm] Código compilado.

Nelson Ferraz nferraz em phperl.com
Segunda Setembro 27 15:23:33 CDT 2004

Luis Campos de Carvalho wrote:

>   Nelson, eu tenho certeza de que você não quis ofender.
>   Mas comparar "obfu" com compilação e criptografia é como comparar
> técnicas de construção de vasos mecânicas (compilação e criptografia) com
> a técnica de um mestre-artesão (obfu)... :-P pega leve!

Opa! A conversa não começou com uma comparação de bananas e maçãs
(compilação e criptografia)? Então, eu só acrescentei uma terceira fruta
que, assim como as outras, não tinha nada a ver com as demais. ;)

Mas, voltando ao tema, acho que o autor do post original procurava uma
forma de dificultar a internalização do conhecimento contido em um
software.

Para atingir tal objetivo ele poderia usar inúmeras técnicas, entre as
quais estão a compilação, a criptografia e, certamente com um menor grau
de efetividade, a obfuscação.

Uma outra opção é abandonar qualquer tentativa de ocultar o código-
fonte, e assumir que o único controle que você realmente possui sobre o
software é o fato de conhecê-lo melhor do que ninguém.