[Cascavel-pm] Re: Ola!

Quinta Setembro 23 13:15:46 CDT 2004

On Thu, 23 Sep 2004, Josberto wrote:

> Obrigado por comentar a existencia do POD e do JavaDoc. Com estas
> palavras chaves, procurarei maiores informacoes.

  O pessoal das listas de Perl Mongers de São Paulo e Cascavel
(principalmente de Cascavel) podem ajudar muito no tangente ao Perl.
  Poste suas perguntas para eles também.

  Cascavel Perl Mongers <cascavel-pm em mail.pm.org>
  São Paulo Perl Mongers <saopaulo-pm em mail.pm.org>

> Sobre o nivel de dificuldade do tradutor, estou tentando usufluir das
> vantagens de se escrever em esperanto. Estou recebendo a colaboracao do
> gerente de www.esperanto.gr e www.esperanto.jp entre outros falantes do
> idioma.

  Eu, como falante (nativo) de portugues e ingles (nem tão nativo assim),
não vejo qualquer vantagem em se programar em esperanto. Você poderia me
dizer que vantagens você vê?

> No momento, gostaria de editar um dicionario grepo <-> esperanto em modo
> texto. Gostaria de visualizar (corretamente) caracteres nao ocidentais
> na telinha em modo texto...

  Grego <--> Esperanto?
  Nos dois sentidos? Hum... puxa... talvez você precise de um bom banco de
dados... e uma interface de busca de palavras amigável... :-) boa sorte!

> Estou tentando entender o UNICODE (UTF-8), mas estou iniciando em Linux
> e nao sei como programar utilizando palavras nao Ocidentais, ao usar o
> recurso de Hash do perl.

  Monges, esta é complicada demais para mim.
  Acho que o Perl não suporta UTF-8 em hash keys em nenhuma edição (talvez
a Parrot?).

  Espero ter ajudado!