[Cascavel-pm] plataformas abertas versus proprietárias (off-topic)

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Sexta Outubro 29 12:58:06 CDT 2004

Galvão,

Que isso! Eu, também não queria começar nenhuma discussão no sentido ruim da palavra! Me desculpe
se dei esta impressão. :)

>A questão não é política e nem quero começar nenhuma
discussão(nosentido ruim do termo), apenas torço o nariz pra o mySQL pela
faltadestas features, assim como torço o nariz para o Access também (aliássou
1.000.000 de vezes mais partidário do mySQL do que do Access).

:)

>O problema é que, na medida em que você vai se envolvendo em
aplicaçõesmais complexas, a necessidade de triggers e stored procedures, porexemplo,
se torna evidente.

Realmente estes recursos faltam no MySQL e são uma mão na roda para qualquer DBA.

>Por isso é que na minha opinião é natural que eu possua uma
preferênciamuito mais acentuada pelo PostGreSQL...

Realmente de todos os BDs "Open" o PostGreSQL é o mais maduro. Mas não podemos nos esquecer do
FireBird. :) Aliás no mundo do movimento "Open" o que não falta é BD para todos os tipos de
aplicações. Se tem um problema nos BD's "Open", acho que é só a falta de conhecimento. A falta de
conhecimento traz junto a descrença e a famosa frase "não confio neste BD, porq ninguém usa!" :)
Impressionante não é mesmo?

>Se você ler os meus últimos e-mails verá que concordamos especialmentena
parte da ignorância das empresas. Pra você ter uma idéia. trabalheiem uma
empresa de renome de outsourcing aqui do RS que queria umsistema para uso interno desenvolvido em
Perl com Access. Sabe qual foio argumento para preferir Access em detrimento do mySQL?
Apossibilidade do dono da empresa gravar o arquivo do banco no seunotebook e poder "levar pra casa
nos fins-de-semana pra fazer umasmodificaçõezinhas" !!!

Concordamos sim! :) De qualquer forma o Access tem seus méritos, principalmente por conseguir
reunir tudo em um só produto - desenvolvimento, BD, etc. Mas nem por isso eu o considero mais
confiável para uma empresa comercial - por ser o Access suportado por uma empresa comercial
(leia-se M$) - do que o Rekall (este é comercial e a proposta dele é idêntica ao Access), sqlite,
mSQL, MySQL, PostGreSQL, FireBird, etc que são na grande maioria suportados por uma comunidade
"Open".

Acho que a(s) comunidade(s) "Open" tem que começar a fazer do seu negócio "O Negócio" - "Open" não
quer dizer "grátis". Falta Marketing, falta unificação, solidariedade, união! Vc já parou para
pensar na imensa máquina de ganhar dinherio que é o modelo "Open"?

No número - quase que incalculável - de programadores, engenheiros, tradutores, "testers",
usuários, gerentes de projetos, etc, etc, etc que existe?  Trabalhando, única e quase
exclusivamente - mesmo que dispersos - com projetos "Open"???!

Podemos pegar como exemplo o próprio "Le Champs". (Sem querer desfazer de ninguém) É o cara mais
ativo aqui. Imagina o potencial que ele tem? Que vc tem? e que muitos de nós temos?

Então qual é o nosso problema? No meu modo de ver é que falta centralizarmos nosso potencial,
nossas convicções. E foi isso que me levou a adotar o universo "Open" como meu modo de vida,
pessoal e profissional. Espero que no futuro mais pessoas pensem assim - talvez eu ache inclusive
um sócil na minha "empreitada" :))

E é isso que as plataformas proprietárias tem de melhor do que as plataformas abertas e/ou do
movimento "Open" em geral. Elas sabem concentrar alguns bons profissionais - nem sempre tão bons,
fazer um plano agressivo de marketing e vender tudo que produzem, até mesmo seus sistemas
operacionais! (afinal quem em sã conciência compraria um produtos M$, se conhecesse seus problemas
de instabilidades e de falta de segurança e principalmente o preço extorsssssssssivo, em
detrimento de produtos "Open" se tivessemos uma campanha de marketing minimamente razoável?)

>Abraços pacíficos =:c)

:) um grande abraço Galvão.

-- Er Galvão Abbott-------------------------------------Porto Alegre Perl
Mongershttp://portoalegre.pm.org/--------------------------------------pmpoa@galvao.eti.br--------------------------------------

Rod Za wrote:
Monges,Eu concordo com todas as opniões, mesmo não concordando com alguns pontos:)Na
verdade acho que não fui muito claro quando me expressei. Concordo que "qualquer linguagem
éboa, desde que ela não gere mais problema do que ela pode resolver". Não sou
contra empresas que "não acreditam" no "movimento open-source", o que me chateia é
saberdo 'preconceito' existente quando o assunto é linguagem ditas "open/free" ("FREE like
freedom, notlike FREE beer!":) - isso porq, hoje, eu me dou o direito de trabalhar com
programação eadministração exclusivamente nesta linha:)!Eu não
quero começar (outra vez?) uma discussão, muito menos criar atritos com
relação a opniõesadversas a minha, mas existem alguns pontos que não
consigo entender. Citando um trecho do emailde Galvão Abbott:

Agora se você pedir uma argumentação do porque usar Oracle e não usar
mySQL é fácil de

argumentar tecnicamente.Isso é covardia, o Oracle é simplesmente muito mais que um
banco de dados e o MySQL é muito maisque um banco de dados simples.- Que fique claro que eu
não sou defensor "fervoroso" do MySQL! -A falta de funções "básicas"
como Foreign Keys, Stored Procedues, Triggers, Sub-selects, etc,realmente fazem falta para quem
está acostumado a utilizá-las. E para aqueles que aprendem autilizá-las - de
maneira eficiênte - não existe coisa melhor! (Foreign Keys no MySQL é
possível jáhá algum tempo) .O problema não está na falta deste
ou daquele recurso em uma linguagem e/ou em um banco de dados.O problema é a
"ignorância" ("ignorância como falta de conhecimento, não como
estupidezzzz!!"), epor que não dizer a preferência, da grande maioria dos diretores
de tecnologia que "vieram deambientes de grande porte, onde a questão de marca é
importante.". Mas peraí! tecnologia sedesenvolve mais rápido que a própria
vida! e estes diretores de tecnologia, estão presos em umlapso temporal
retrógrado?Mas o pior de tudo não é isso na minha opnião. A grande
maioria das empresas geradoras de empregono Brasil são empresas de micro, pequeno e
médio porte. Pelo menos 88% se utilizam,exclusivamente, de produtos proprietários
(leia-se M$). Porq disto?Em primeiro lugar por causa da "prostituição" que existe no
mercado de profissionais deinformática. Quanto você acha que vale seu salário?
pois tá muito! vai aparecer o "filho dovizinho do padeiro que vende pão para a
colega da filha de um conhecido seu e que fez um cursinhode 4horas" que faz o que vc faz por 1
salário mínimo! (tá certo este cara não é profissional!
masexistem profissionais super-qualificados que se prestam o mesmo serviço!)Em segundo
lugar porq estes produtos já estão lá na empresa (na grande maioria das
vezes"pirateado"). E acreditem até mesmo o Excel é usado como banco de dados! E
cadê a Foreign Keys,Stored Procedues, Triggers, do Access?? Ninguém usa! O Access
é o banco de dados das empresasbrasileiras.E para finalizar, a grande maioria das empresas
não se dão conta - geralmente por motivos de custo- da importância de um
profissional da área de informática. Se a empresa não entra na área
deinformática ela perde muito dinheiro, se entrar, gasta muito mais dinheiro! Vamos
economizar onde?No camarada que pede um salário de 7Mil reais para cuidar de 20 servidores,
2000 estações, dobackup, do help-desk, da criação de fórmulas
para somar uma coluna no excel, de anexar aquelasfotos - que foram tiradas no final de semana -
para serem enviadas para o colega, etc. Ora bolas!tem "aquele 'cara' que fez o cursinho de 4horas"
que faz a mesma coisa por 1 salário mínimo + valetransporte + TR....Cara, esta
discussão já virou política e saiu completamente do tópico.um
abraço,Rodrigo		__________________________________Do you Yahoo!?Read only the mail you want
- Yahoo! Mail SpamGuard.http://promotions.yahoo.com/new_mail