[Cascavel-pm] Quase mico !!!! + [Perl no Brasil]

Sexta Outubro 29 11:39:07 CDT 2004

Alexandre de Abreu wrote:
> Solli,
> Vai ver não era hebraico e sim outra maneira de
> escrever em Perl! ;)

   Não, ainda não existe Lingua::Hebraic, e por conseqüência não dá para
programar Perl em Hebraico... ;-) Para quem ainda não conhece, o meu
sonho de consumo é programar no Lingua::Perligata, Perl em Latim...

> Aproveitando o assunto _internacional_, participo de
> uma comunidade chamada FedoraNEWS.org, onde escrevo
> alguns artigos sobre Linux(na verdade é para praticar
> inglês principalmente :P) e um dos membros me passou
> um site de RH que contrata profissionais de TI na
> Europa, mais especificamente na Inglaterra.

   Existem muitos. A demanda é muito grande. Principalmente bancos e
websites de serviços.

> Dei uma pesquisada neste site e percebi o quão grande
> é a demanda por profissionais com conhecimento em Perl
> naquela região, a maioria instituições financeiras,
> bancos, etc. E além disso, pagando muito bem.

   Não se deixe iludir.
   Eles ganham salários pouco acima da média nacional.
   Nunca converta valores monetários de um país para outro.
   Ao invés disso, minha sugestão é usar o "Índice Big-Mac": obtenha o
preço do famoso sanduíche no país onde você quer ter noção de custo de
vida e faça regra-de-três, assim:

   $sal_brazil = ( $sal_estrangeiro * $big_brazil ) / $big_estrangeiro )

> É impressão minha ou no Brasil rola muito "Modismo"?

   Rola. Demais, até.
   Tudo o que os gringos (EUA) dizem que é bom para nós (brazucas), os
altos gerentes acatam quase numa postura religiosa ('deus falou!'). Acho
isto, no mínimo, criticável. E acontece com tudo o que vem de lá. Deixo
os exemplos como um "exercício para o leitor". :-)

> Salvo tecnologias MS, que muitas vezes são absorvidas
> "guela a baixo" pelo poder do Marketing e $$ e
> Linguagens específicas para plataformas proprietárias
> vocês não acham que rola uma espécie de "preconceito"
> quando fala-se em Linguagens Open-source ou Scripting?

   Concordo em gênero, número e grau.
   Mas muito mais quando são open-source.
   As pessoas não conseguem compreender facilmente que software pode até
ser uma coisa útil, mas é commodity: todo mundo deve ter e deve sempre
funcionar da melhor forma possível, independente do fabricante.

> Perceba o impacto de um "Projeto em Java ou .NET" e um
> que utiliza tecnologia Perl aqui no Brasil. Eu tenho a
> impressão que as pessoas com níveis gerencias, que
> realmente tomam a decisão e escolhem a tecnologia lá
> fora estão bem mais "open-mind" e capacitadas do que
> aqui no Brasil.

   Em parte, isto é culpa dos gringos, que empurram coisas que a gente
possa comprar (deles, claro!) ao invés de nos mandar coisas boas.

   Outra parte da culpa é nossa. Nós deveríamos ser open-mind o
suficiente para "contaminar" as empresas onde passamos com produtos e
serviços open-source, de modo a "aspergir" as ideologias por todos os
lugares. E acredite, uma solução de "custo zero" e eficaz *sempre* chama
a atenção.

> Não trabalho especificamente com Perl, até gostaria,
> mas, com o salário que pagam no Brasil não dá.

   Eu discordo. Ganho algum dinheiro com Perl, e posso me considerar um
profissional especializado neste momento da minha vida. Perl é um
mercado pequeno e restrito, de pessoas bem-informadas e esclarescidas.
Bom, quero dizer, quase todos os interessados são assim. Mas não existe
nada perfeito neste mundo. :-)

> Gostaria de saber a opninião de vocês sobre o assunto.

   Eu acho que se especilizar em qualquer coisa permitirá a um
profissional bom o suficiente fazer negócios bons e ganhar alguma
recompensa pelo seu know-how, ainda mais no mundo globalizado de hoje.
Até mesmo em Perl. :-)

   Os últimos projetos que eu "encarei" estavam todos codificados em
Perl e precisavam ser reescritos, mantidos e documentados. E sempre foi
simples fazer isto, já que sou especializado. Muita coisa nova surge em
linguagens como Perl por causa da rápida prototipação e da curva de
aprendizado de Perl ser inicialmente baixa (seguida de um grande aclive,
  que se inicia quando você tenta aprender regexp). Depois, as pessoas
vêem seus projetos crescer e tentam localizar profissionais adequados
para dar continuidade no trabalho. É importante que elas encontrem pelo
menos uns poucos... :-)

> Ah o site em questão segue(coloquem Perl na busca):
> http://www.astoncarter.co.uk

   Boa dica! Obrigado!

> Alexandre de Abreu
> RHCE, LPIC-2, CCNA
> Proteus Security Systems

   Me responda, como você conseguiu tantas certificações?
   Eu estou interessado em fazer a LIPC, mas não sei nem por onde
começar.... custa muito caro?

   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers