[Cascavel-pm] plataformas abertas versus proprietárias (off-topic)

Rod Za rodzadra em yahoo.com
Sexta Outubro 29 10:03:01 CDT 2004

Monges,

Eu concordo com todas as opniões, mesmo não concordando com alguns pontos:)

Na verdade acho que não fui muito claro quando me expressei. Concordo que "qualquer linguagem é
boa, desde que ela não gere mais problema do que ela pode resolver".

Não sou contra empresas que "não acreditam" no "movimento open-source", o que me chateia é saber
do 'preconceito' existente quando o assunto é linguagem ditas "open/free" ("FREE like freedom, not
like FREE beer!":) - isso porq, hoje, eu me dou o direito de trabalhar com programação e
administração exclusivamente nesta linha:)!

Eu não quero começar (outra vez?) uma discussão, muito menos criar atritos com relação a opniões
adversas a minha, mas existem alguns pontos que não consigo entender. Citando um trecho do email
de Galvão Abbott:

> Agora se você pedir uma argumentação do porque usar Oracle e não usar mySQL é fácil de
argumentar tecnicamente.

Isso é covardia, o Oracle é simplesmente muito mais que um banco de dados e o MySQL é muito mais
que um banco de dados simples.

- Que fique claro que eu não sou defensor "fervoroso" do MySQL! -

A falta de funções "básicas" como Foreign Keys, Stored Procedues, Triggers, Sub-selects, etc,
realmente fazem falta para quem está acostumado a utilizá-las. E para aqueles que aprendem a
utilizá-las - de maneira eficiênte - não existe coisa melhor! (Foreign Keys no MySQL é possível já
há algum tempo) .

O problema não está na falta deste ou daquele recurso em uma linguagem e/ou em um banco de dados.
O problema é a "ignorância" ("ignorância como falta de conhecimento, não como estupidezzzz!!"), e
por que não dizer a preferência, da grande maioria dos diretores de tecnologia que "vieram de
ambientes de grande porte, onde a questão de marca é importante.". Mas peraí! tecnologia se
desenvolve mais rápido que a própria vida! e estes diretores de tecnologia, estão presos em um
lapso temporal retrógrado?

Mas o pior de tudo não é isso na minha opnião. A grande maioria das empresas geradoras de emprego
no Brasil são empresas de micro, pequeno e médio porte. Pelo menos 88% se utilizam,
exclusivamente, de produtos proprietários (leia-se M$). Porq disto?

Em primeiro lugar por causa da "prostituição" que existe no mercado de profissionais de
informática. Quanto você acha que vale seu salário? pois tá muito! vai aparecer o "filho do
vizinho do padeiro que vende pão para a colega da filha de um conhecido seu e que fez um cursinho
de 4horas" que faz o que vc faz por 1 salário mínimo! (tá certo este cara não é profissional! mas
existem profissionais super-qualificados que se prestam o mesmo serviço!)

Em segundo lugar porq estes produtos já estão lá na empresa (na grande maioria das vezes
"pirateado"). E acreditem até mesmo o Excel é usado como banco de dados! E cadê a Foreign Keys,
Stored Procedues, Triggers, do Access?? Ninguém usa! O Access é o banco de dados das empresas
brasileiras.

E para finalizar, a grande maioria das empresas não se dão conta - geralmente por motivos de custo
- da importância de um profissional da área de informática. Se a empresa não entra na área de
informática ela perde muito dinheiro, se entrar, gasta muito mais dinheiro! Vamos economizar onde?
No camarada que pede um salário de 7Mil reais para cuidar de 20 servidores, 2000 estações, do
backup, do help-desk, da criação de fórmulas para somar uma coluna no excel, de anexar aquelas
fotos - que foram tiradas no final de semana - para serem enviadas para o colega, etc. Ora bolas!
tem "aquele 'cara' que fez o cursinho de 4horas" que faz a mesma coisa por 1 salário mínimo + vale
transporte + TR....

Cara, esta discussão já virou política e saiu completamente do tópico.

um abraço,

Rodrigo