Re: [Cascavel-pm] Programação Perl para criar jogos em 2D e 3D.

Sexta Outubro 22 09:30:46 CDT 2004

----- Original Message -----
From: "Josberto" <josberto em yahoo.com>
Sent: Sunday, October 17, 2004 7:30 PM

> Olá. Com o Perl é possível acessar a biblioteca de
> funções OpenGL ou biblioteca equivalente?
> Existe algum tutorial demostrando isso?

  Oies, Josberto.
  Desculpe a demora em responder... eu ainda estou me recuperando do
congresso de perl...

  :-)

  Sim, é possível acessar qualquer biblioteca do linux/unix/windows que
você desejar através do Perl.

  Para alguns casos, é simplesmente uma questão de reuso de código: você
inclui uma biblioteca perl no seu fonte, e "voilá!" está usando código
da biblioteca do unix/linux/windows desejada. Para saber se existem
extensões do Perl prontas para as bibliotecas que você deseja, procure
por elas em http://search.cpan.org.

  Em outros casos, a coisa complica um pouco. Você provavelmente
precisará "extender" o Perl para que ele possa oferecer a você o acesso
às bibliotecas que você deseja. Se este for seu caso, acho que você
precisará saber como usar as bibliotecas originais (em C, ou outra
linguagem qualquer) e deve ler e entender como usar o XS (método antigo
de extensão do perl) ou as bibliotecas Inline::* (recomendo Inline::C,
que integra com a linguagem C).

  Espero que isso ajude você.
 Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
 PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
 Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA