[Cascavel-pm] mais sobre o assunto de mercado de trabalho

marco.f.lima em vivo.com.br marco.f.lima em vivo.com.br
Quinta Março 18 08:56:50 CST 2004

Alceu,

O autor do texto é o Antonio Marcelo ?

[ ]´s
Marco Lima
VIVO - Data Warehouse
marco.f.lima em vivo.com.br
+55 21 8123-0667
+55 21 2574-3361

                            "Alceu R. de
                            Freitas Jr."        Para:  Cascavel Lista Perl <cascavel-pm em mail.pm.org>
                            <glasswalk3r em ya     cc:
                            hoo.com.br>         Assunto:       [Cascavel-pm] mais sobre o assunto de mercado de trabalho
                            Enviado Por:
                            cascavel-pm-bou
                            nces em mail.pm.or

                            18/03/2004
                            09:35
                            Responder a
                            Cascavel Perl
                            Mongers

Bom dia monges,

O autor do artigo que enviei para a lista semana
passada sobre mercado de trabalho voltou a escrever
sobre o assunto... o artigo segue mais abaixo.

Em síntese, ele reforça o convite à pessoas
interessadas se reunirem para discutirem sobre o
assunto. Acho interessante se pudermos participar
dessa iniciativa como o grupo que somos.

[]´s
Alceu

--

Semana passada tomei a liberdade de expor aqui em
minha coluna a realidade de muitos profissionais de
informática que, nos dias de hoje, sofrem com a falta
de apoio de uma entidade que defenda seus direitos.
Fiz questão de frisar os problemas que todos nós
enfrentamos e o descaso que estamos sofrendo há anos,
muitas vezes até por nossa culpa.
Parece que eu não sou o único que não pensa assim, já
que recebi muitos e-mails apoiando as minhas palavras
e trazendo à tona muitas outras necessidades
imperiosas. Alguns disseram que eu até estava querendo
levantar polêmica, pois é, também estou aqui para
isso. Ao contrário do que muitos que talvez já tenham
falado, estou discutindo com muitas pessoas, ligadas
não só à área de informática, mas de direito, economia
e até política sobre esta bandeira que estou
levantando.

Acho que muita gente da comunidade tem a consciência
de que temos um grande problema pela frente, mas é
preciso encará-lo. Eu estou me reunindo com um grupo
de profissionais para que possamos iniciar um projeto
de valorização e defesa do profissional de
informática. Esse grupo é uma semente que estamos
plantando para que possamos iniciar um trabalho de
conscientização do profissional e, conseqüentemente,
de seu enquadramento no mercado de trabalho.

Obviamente que nossa área é uma das mais atípicas que
existem, e um dos principais problemas é o seguinte:
como diferenciar um bom profissional de um
profissional sem experiência? Este primeiro desafio é
o que temos de enfrentar, pois temos muitos variáveis
em nossa classe. Muitos profissionais não possuem
formação superior, mas têm um conhecimento prático que
supera muitos profissionais com formação em grandes
faculdades. O chamado "notório saber" é complexo e
hoje o próprio MEC tem dificuldade de medir isso.

Para muitas empresas, o profissional sem canudo é um
profissional sem capacidade, ou seja, mesmo que uma
pessoa desenvolva um grande software que a maioria das
empresas utilize, ele não tem valor algum para o MEC.
Mesmo que a pessoa seja uma das principais autoridades
na área, sem um diploma o MEC não a habilita a
ensinar.

Isso é uma discussão antiga, e muito polêmica, mas nós
temos que começar a levantá-la para que possamos
chegar aonde queremos. Hoje, o modelo de acesso à
informação mudou muito, já que a Internet permitiu
acesso às cabeças pensantes e seus trabalhos, como
teses de mestrado e doutorado. Eu sou um dos mais
ferrenhos defensores da Academia, pois acho que ela é
uma das mais importantes formas de canalizar e formar
mentes. Vivo hoje a situação de estar me formando e,
ao mesmo tempo, me preparando para continuar meus
estudos num futuro mestrado e doutorado.

Mas eu vejo também que existe este conhecimento do
Notório Saber, que é uma realidade em muitos casos.
São pessoas muito competentes e verdadeiros luminares
em suas áreas, que se "formaram" apenas estudando por
conta própria. O que fazer ? Como torná-los pessoas
reconhecidas ?

Hoje, como disse antes, temos acesso a muita
informação. Estava conversando com um professor amigo
meu e ele me contava que, na época em que ele fez o
mestrado, a maior parte das comunicações era via carta
mesmo. Às vezes ter acesso a teses e trabalhos de
pesquisadores fora do País era um grande e restrito
privilégio. Mas isso hoje é totalmente inconcebível,
já que a Internet colocou à nossa disposição toneladas
de conhecimento.

É claro que não podemos esquecer que a Academia gerou
todo esse conhecimento e que, graças a ela, temos o
que temos, mas acho que precisamos notar que a coisa
está evoluindo muito rápido e, em muitos casos, está
nos superando. O principal problema é que as empresas
ainda operam num modelo de aquisição de material
humano ligado a conceitos de 20 a 30 anos atrás e
esquecem que aconteceu uma (r)evolução enorme nas
atividades humanas.

Por isso é que temos de lutar contra esses arcaísmos e
tentar levantar a nossa voz, mostrando que temos muito
mais a oferecer e que somos os profissionais com
importância vital dentro da economia do século XXI. A
proposta é termos um grupo sólido de pessoas que
queiram abraçar esta idéia e levá-la à frente, ou
seja, gente realmente comprometida com a nossa
filosofia, dentro das empresas, da Academia (uma das
mais importantes participações), da comunidade em
geral. O importante é juntar essas pessoas para
iniciarmos esta caminhada, que não será nada fácil.

Este é o convite a todos aqueles que escreveram semana
passada e que se sentem de alguma maneira
prejudicados, ou que foram enganados e não têm seu
valor reconhecido. Fica aberta a discussão para que
possamos iniciar uma ação que venha beneficiar todo o
nosso grupo para criar uma entidade que realmente
defenda os nossos interesses. Mas saibam que isso não
será fácil e, acima de tudo, exigirá em alguns
momentos sacrifícios de todos.

Espero ter alcançado meu objetivo inicial e que
possamos ter um futuro muito melhor.

Antonio Marcelo Ferreira da Fonseca é autor de 12
livros sobre Linux e mantenedor dos projetos
HoneypotBR (http://www.honeypot.com.br), FREERP
(http://www.freerp.com.br) e da Certificação
Brasileira em GNU/Linux (http://www.cblinux.com.br). É
diretor da Associação Brasileira de Software Livre
(http://www.abrasol.org) na área de segurança de dados
e articulador das revistas H4ck3r e GeeK. Mandem suas
críticas sugestões e até mesmo um alô para
amarcelo em plebe.com.br.

Yahoo! Mail - 6MB, anti-spam e antivírus gratuito. Crie sua conta agora:
http://mail.yahoo.com.br