[Cascavel-pm] Re: Linux e Perl são "grátis". Os profissionais que mexem com eles devem ser também?

Graciliano M. P. gmpowers em terra.com.br
Terça Março 16 01:33:44 CST 2004

>   PessoALL, eu quero saber a opinião de todos: quanto vale e quanto
> deveria valer o know-how de Perl e de
> (?:linux|unix|solaris|aix|sgi|sco|.*ix), e por que vocês acham isso?

1o, ninguém é obrigado a trabalhar, não impota a quantia. Ou seja, só vale
apena trabalhar se a quantia paga vale o seu tempo, pois trabalhar é
praticamente sinônimo de vender o seu tempo.

Uma coisa eu posso garantir, quem quer um profissional "handy man" (aquele
cara q serve para arrumar os defeitos da casa nos filmes americanos), não
tem uma proposta que necessite pagar por um expert. Agora um projeto
inovador e que precise de resultados garantidos não pode se dar ao luxo de
contratar qualquer um, pois ele precisa de garantias e de trabalho de
qualidade e duradouro, não um remendo. Ou seja, as regras são as mesmas para
todos, não interessa se é código aberto, Linux, Perl, ou algo pra NASA
(aliás, Larry Wall trabalhava na NASA quando teve a idéia do Perl).

O que acontece no mercado é que existe sim muita gente que precisa de um
handy man, pois existem sim muitas soluções a serem feitas para pequenos
negócios, para coisas d pequeno porte. E também é muito fácil encontrar
"pessoas" que precisam d uma solução barata, tanto que chegar até elas é
facil.

Agora se existe mercado de luxo para programadores em Perl?

Sim e muito, principalmente agora que no Brasil existe um insentivo do
governo para soluções em software livre. O segredo é saber vender o seu
peixe e para quem. Se vc conseguir mostrar inovação e diferencial é
bagatela.

Agora quanto ao Linux exite ainda mais, já que o número de empresas de
grande porte que estão trocando suas estações NT para Linux é enorme, basta
ver a última pesquisa da NetCraft, onde nos últimos 2 anos o IIS da MS caiu
de 35% (auge) dos servidores web, para 20%!!! E o Apache nesse mesmo período
subiu de 55% para 67%, mantendo a sua liderança, onde agora em 2004 possui a
sua maior fatia do mercado, basta ver o gráfico!

http://news.netcraft.com/archives/web_server_survey.html

E o que significa a predominância do Apache para nós? mod_per! A maneira
mais eficiente para produzir sistemas de grande porte. Qualquer um que já
olhou a lista de Jobs do Perl (90% para EUA), vê facilmente propostas que
requerem experts em mod_perl.

Já a situação do pessoal de redes NT na verdade é feia! Já prestei algumas
consultorias para a troca de sistemas em NT e ASP para Linux e Perl, e o
pior é que a maoria dos técnicos de rede NT não entendem nada de uma rede
com servidores Linux, é praticamente pessoal que tem que ser substituido.
Agora um técnico em rede Linux consegue se virar bem em uma rede NT.

Se vcs querem um conselho, procurem sempre ter um diferencial e inovarem ao
mesmo tempo. Se vc faz o mesmo q td mundo, a concorrência vai ser grande,
não importa c vc é o melhor, e isso significa que o ouro vai ser pouco, já
que já tem bastante gente na mesma mina d ouro. Agora c vc inova e tem
diferencial, significa q vc tem algo q ninguém tem e q os outros querem, ou
seja, vc é o dono da sua própria mina d ouro! ;-P (por algum tempo)

Agora como ter diferencial e inovar? Olha, gostamos de pensar q a maioria
das pessoas são tolas, e na verdade, falando de grandes massas, são mesmo.
Mas isso não quer dizer que não existem pessoas inteligentes por aí, e na
verdade existem muitas (a natureza sabe ser diversificada). Ou seja, como vc
consegue ter algo que os outros nào têm, o chamado diferencial? Simples,
tendo conhecimento! Ou seja, adquira conhecimento, e crie sua visão d mundo,
para vc mesmo ter suas idéias diferentes. Td mundo não diz q tds nós vemos o
mundo de uma meneira difenrent? Então, todas as idéias vêm da maneira como
as pessoas vêm o mundo.

Por ex. um cara que sabia um monte de coisa, bem de vanguarda mesmo, via td
dia o lampeão e a vela, e sabia que era um saco ler de noite, pq o lampeão e
a vela cansavam as vistas. Então ele invetou a lâmpada elétrica! Como que
ele fez isso? Ele tinha conhecimento para por a sua idéia em prática, ou vc
acha que ele foi o 1o macaco a tentar enchergar melhor no escuro? Sim,
enchergar melhor, pq tds nós enchergamos no escuro, basta ter a lua e
deichar os folículos mais sensíveis do olho serem ativados, não vai ser 1000
maravilhas mas é o suficiente para ver o ambiente, mas não para ler. Ou
seja, Thomas Edison invetou a lâmpada elétrica pq ele podia, tinha o
conhecimento, na verdade inventou parte do conhecimento necessário, e também
pq ele queria ler, inclusive d noite, para ganhar mais conhecimento, e hj em
dia a GE (General Eletrics) ainda é uma das maiores empresas do mundo.

(Desculpe o texto, mas eu me empolguei um pouco.)

Atenciosamente,
Graciliano M. P.
[Consultor e Desenvolvedor de Tecnologia.]