[Cascavel-pm] para refletir

marco.f.lima em vivo.com.br marco.f.lima em vivo.com.br
Segunda Março 15 13:20:38 CST 2004

>    Bom, que isso existe, é verdade. Que a culpa é de quem aceito isso
> primeiro, tudo bem. Mas como vamos fazer para que as empresas continuem
> a usar nossos serviços, se todas preferem "body shop"?

Este é o ponto, as grandes empresas, gerenciadas por grandes profissionais,
já perceberam o quanto custa caro ter que substituir profissionais
desqualificados, o quanto é difícil tocar um projeto com pessoas que não
vestem a "camisa" da empresas ou do projeto, o que seja. Com isso essa
tendência que surgiu na década de 90 e entrou nos anos 2000 de uma forma
decadente, esta mudando, pois os clientes dessas empresas estão exigindo
que exista algum vínculo do profissional com a empresa, clientes esses que
posso citar como Vivo e Petrobrás, lembrando que isto é aplicado aos
profissionais de "on going", onde é aplicado o "body shop", os consultores
continuam assinando projetos personalizados, se posso dizer assim, já que
segue exigências individuais de cada profissional.

> [...]
> coisas são importantes.

>    E normalmente, é fácil perceber quando uma empresa deseja fazer "Body
> Shop": ela não aceita negociar nestes termos, e termina abruptamente a
> negociação quando percebe que, para dar a ela o valor-hora que você
> pretende, você usou uma fórmula como

>    (($valor_de_mercado*12/14)/160)*(1+$taxa_de_impostos)

>    onde "12/14" reflete férias + 13o salário anual, 160 é o número de
> horas trabalhadas por mês, $valor_de_mercado é o salário nominal e
> $taxa_de_impostos é quanto por cento sua empresa paga em impostos, na

Gostaria de acrescentar algo em sua fórmula ... são 10/15 ... segue um
pouca do que consegui perceber durante alguns anos como consultor ...
existe um fato que na área de consultoria chamamos de inter-safra ... é o
período entre um projeto e outro ... e que se isso acontecer entre os meses
de novembro e fevereiro ... você poderá ficar em média 2 meses desalocado
... os quais se você estiver preparado e organizado, poderá tirar umas boas
férias.

>    Aconteceu comigo recentemente, quando respondi um anúncio da S.A.R.
> Sistemas, empresa especializada em sistemas para seguradoras. Eles me
> receberam e trataram muito bem até descobrirem (por conta própria) que
> eu estava utilizando esta fórmula para calcular o meu valor.

>    Obviamente, meu salário como consultor é maior do que como CLT, e
> também muito maior do que o do pessoal que aceita fazer "Body Shop".

>   A conseqüência lamentável disso é que sou cortado nos processos
> seletivos, e nunca recebo respostas do pessoal.

>   Como não se sujeitar a este tipo de humilhação profissional, sem
> [...]

Bem isso exige um pouco mais de experiência ... geralmente este processos
são para contratar um consultor, mas como a função é de CLT eles realizam o
mesmo processo de entrevistas e seleções ... uma dica é não deixar entrar
nessa linha ... lembre sempre que vc é uma empresa e está ali para negociar
um projeto ... mesmo que seja "on going", pq mesmo estes tipos de projetos
tem prazos ... as vezes não parecem mais tem. Caso vc percebe que eles não
estão lhe vendo dessa forma, eu sugiro que deixe eles de lados,
provavelmente são pequenos e vc não deve se interessar por projetos
pequenos ... pq não é só o dinheiro que conta ... o projeto deve agregar
... lembre da história em que cada projeto é mais uma experiência ... se o
projeto é ruim, a hora é mais alta ... se é um projeto que vai lhe agregar
conhecimento, pode negociar uma hora melhor para o cliente.

>   Triste com a situação, mas ainda esperançoso,

No futuro vc vai se divertir com tudo isso ! tenha certeza !

"Até uma viagem de 1000 milhas começa com o primeiro passo."

[  ]´s

Marco Lima
VIVO - Data Warehouse
marco.f.lima em vivo.com.br