[Cascavel-pm] para refletir

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Março 15 09:03:56 CST 2004

marco.f.lima em vivo.com.br wrote:
> Concordo com vc quando fala que para as empresas é mais interessante
> contratar um consultor ... mas existe um problema ... não podemos confundir
> consultoria com "body shop". Quando falamos em consultoria, estamos nos
> referindo a um profissional altamente qualificado, com conhecimentos
> específicos, já o "body shop" seria a contração de mão de obra em forma de
> PJ para suprir uma necessidade de "on going" com valores de CLT, resultando
> uma desvalorização ... esta situação surgiu porque os profissionais
> aceitaram.

   Bom, que isso existe, é verdade. Que a culpa é de quem aceito isso
primeiro, tudo bem. Mas como vamos fazer para que as empresas continuem
a usar nossos serviços, se todas preferem "body shop"?

> [...]
> negociar um contrato costumo fazer uma conta básica: vou ganhar 10 por 15,
> este é uma forma de tirar suas férias, garantir seu 13º e etc. percebe que
> se negociar bem seu contrato, vc pode ter uma férias maior e um 13º maior
> ... vc não pode pensar como um empregado, vc é um empresário e trabalha
> para sua empresa .. deve fazer um controle financeiro dela. Encontramos de
> novo o problema do "body shop", o pessoal que aceita esta situação muitas
> vezes não está preparado e acha que o que ganha por mês por ser gasto.

   Eu concordo com o Marco. Quando negociamos para trabalhar como PJ,
temos sempre de levar em conta todos os benefícios que desejamos, estas
coisas são importantes.

   E normalmente, é fácil perceber quando uma empresa deseja fazer "Body
Shop": ela não aceita negociar nestes têrmos, e termina abruptamente a
negociação quando percebe que, para dar a ela o valor-hora que você
pretende, você usou uma fórmula como

   (($valor_de_mercado*12/14)/160)*(1+$taxa_de_impostos)

   onde "12/14" reflete férias + 13o salário anual, 160 é o número de
horas trabalhadas por mês, $valor_de_mercado é o salário nominal e
$taxa_de_impostos é quanto por cento sua empresa paga em impostos, na
forma de um 'float' entre zero e um.

   Aconteceu comigo recentemente, quando respondi um anúncio da S.A.R.
Sistemas, empresa especializada em sistemas para seguradoras. Eles me
receberam e trataram muito bem até descobrirem (por conta própria) que
eu estava utilizando esta fórmula para calcular o meu valor.

   Obviamente, meu salário como consultor é maior do que como CLT, e
também muito maior do que o do pessoal que aceita fazer "Body Shop".

   A conseqüência lamentável disso é que sou cortado nos processos
seletivos, e nunca recebo respostas do pessoal.

   Como não se sujeitar a este tipo de humilhação profissional, sem
ficar excluído do mercado?

   Triste com a situação, mas ainda esperançoso,
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA