[Cascavel-pm] para refletir

marco.f.lima em vivo.com.br marco.f.lima em vivo.com.br
Segunda Março 15 08:33:19 CST 2004

Alceu Rodrigues de Freitas Junior escreveu:

> Bem, tem os dois lados da moeda, claro... como consultor você é melhor
> valorizado, mas há alguns anos atrás as empresas preferiam contratar o
> consultor e anexá-lo ao quadro de funcionários.
> Como consultor, porém, você abdica de férias, 13 terceiro e outras
> coisas que como CLT você tem. A grande maioria das empresas hojem optam
> por trabalhar com profissionais assim, sem criar vínculos impregatícios.
> E pelo que tenho acompanhado, não é só para cargos onde a experiência da
> pessoa deve ser grande para um determinado sistema... o que incorre em
> salários baixos para um consultor.

Concordo com vc quando fala que para as empresas é mais interessante
contratar um consultor ... mas existe um problema ... não podemos confundir
consultoria com "body shop". Quando falamos em consultoria, estamos nos
referindo a um profissional altamente qualificado, com conhecimentos
específicos, já o "body shop" seria a contração de mão de obra em forma de
PJ para suprir uma necessidade de "on going" com valores de CLT, resultando
uma desvalorização ... esta situação surgiu porque os profissionais
aceitaram.
Quanto aos benefícios, em certa forma acho que vc está errado, quando vou
negociar um contrato costumo fazer uma conta básica: vou ganhar 10 por 15,
este é uma forma de tirar suas férias, garantir seu 13º e etc. percebe que
se negociar bem seu contrato, vc pode ter uma férias maior e um 13º maior
... vc não pode pensar como um empregado, vc é um empresário e trabalha
para sua empresa .. deve fazer um controle financeiro dela. Encontramos de
novo o problema do "body shop", o pessoal que aceita esta situação muitas
vezes não está preparado e acha que o que ganha por mês por ser gasto.

[  ]´s

Marco Lima
VIVO - Data Warehouse
marco.f.lima em vivo.com.br