[Cascavel-pm] para refletir

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Sexta Março 12 08:54:12 CST 2004

marco.f.lima em vivo.com.br wrote:
> Seja Livre !
>
> Não concordo ... acho que temos uma profissão que liberta quem quer ser
> libertado ...  concordo com Luis é ruim ser substituído ! mas isso não
> acontece só com os que fizeram cursinho de VB #%!#%?¨/ ... mas com qualquer
> um ... quanto mais séria a empresa, mais séria vai ser a seleção ... eu
> particularmente não participaria de uma seleção onde poderia acontecer de a
> escolher ser o sobrinho do diretor !

   Como assim? Você quer dizer que não participa de processos seletivos
em empresas que julga privilegiarem o QI[1] do candidato? Eu gostaria
muito de saber como conseguir esta informação "privilegiada". Me
pouparia muita dor-de-cabeça.

> Agora pense ... vc com 13 anos escovando bits ... ganha a oportunidade de
> trabalhar com seu tio no desenvolvimento de um sistema para empresa que ele
> trabalha como diretor ! ... seria o máximo e vc daria de tudo para ficar o
> bom ! ... e fica !! ... acredito que muitos devem usar ou já usaram
> GNU/Linux .. especialmente o Debian !!?

   Lamento, mas eu discordo. Não conheço nehum caso de sucesso que
cresceu sob as asas de um bom QI[1]. Normalmente, a natureza humana fala
mais alto, e o sujeito se acomoda, fica folgado e incompetente.
Rapidamente, obsoleto, desinformado e "intocável".

   Como evitar este "efeito QI", sabendo que o seu
(?:parente|amigo|mecenas) vai proteger você quando acontecer alguma
coisa ruim?

> Não tire essa liberdade ... estude e trabalhe cada vez mais para ser
> reconhecido ... apenas os que são inseguros ou que já estão formados ...
> mas que na verdade sua base é algo pior que "Micro News" .. não dormem por
> causa disso !!!

   =-] Obrigado. É uma lição de vida à parte a alegria e a disposição
quase pueril que eu enxergo em sua frase.

   Mas todos aqui sabemos que apenas estudar e trabalhar para ser sempre
o melhor não é remédio contra a indicação do "filho do diretor" em lugar
da sua.

> [...]
> vão fazer nada !!! vcs já viram alguém ser impedido de plantar porque não
> têm CREA ? vcs já viram alguém ser impedido de administrar uma empresa
> porque não têm CRA !! vocês podem ver sim ! casas e prédios não poderem ser
> construídos !  médicos, dentistas, advogados, etc... não poderem exercer a
> profissão ... mas no fundo o que eles ganhão com isso ! nada ! na verdade
> vc geralmente escolhe um profissional porque vc sabe que ele eh bom ! e não
> porque ele faz parte de um conselho ! e nem pq ele paga uma taxa anual !! e
> ainda se tiver um parente ! esse sim será o escolhido !!!

   É fácil escolher um médico, um engenheiro, um dentista, um advogado
ou  mesmo um administrador. Você sempre pode olhar o trabalho dele e
saber se é bom ou ruim, são coisas do "mundo real", que todos sabem como
comparar com "modelos canônicos" bem-conhecidos de médicos, advogados,
engenheiros e dentistas. Mas quem sabe como comparar dois engenheiros de
software ou dois analistas de sistemas, com "modelos canônicos"? Como
garantir que este ou aquele programador conhece e segue corretamente os
princípios e "boas práticas" mais essenciais do desenvolvimento de
sistemas, aqueles que fazem a diferença entre um projeto levar 3 mêses
ou 3 anos para terminar?

   Eu dou o braço a torcer, como fiz no último email, para a corrupção,
a falta de vontade política e a ganância de pessoas que venderiam
licensas na nossa área. Temo implementar uma organização para a área de
TI e afundar no "mar de lama" que costuma se avolumar em torno de
organizações como estas.

   Mas não acho justo que a única forma de comparar habilidades entre
dois profissionais de nossa área, sem necessariamente ter conhecimento
prévio especializado em TI, seja o QI e o preço.

   Freqüêntemente eu vejo isso acontecer.

   Eu admito que a criação de uma entidade de classe para regulamentar
nossa profissão provavelmente traria muitos malefícios para a área. Mas
como excluir os "filhos de diretor" da área sem criar entidades de classe?

   Eu ainda não li uma sugestão prática a respeito nas respostas que
recebi. Pode ser o Antônio M. F. Fonseca (autor do artigo) tenha razão
quando nos acusa de sermos mais alienados do que poderíamos.

   Escrevam, monges! Quero ler as opiniões de todos a este respeito.

   Respeitosamente, sem perder a amizade,
                              Putamplexos a todos!
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA