[Cascavel-pm] Dúvida em implementação de BD. Opiniões?

Francisco Lopes falmp em terra.com.br
Segunda Março 8 13:40:08 CST 2004

Olá Perl Monges,

Mexo com Perl há alguns anos já, leio a lista desde o início, mas não
participo muito. Fico apenas no modo "lurker". Alguns me conhecem, aos
outros olá. :)

Bom, feita a apresentação, minha dúvida:

Estou desenvolvendo uma ferramenta para administração de conteúdo em
diversos sites e me surgiu uma dúvida. A questão em si é simples, mas
prefiro ouvir o que os monges tem para me dizer.

Ao adicionar uma entrada ao banco de dados, pode-se escolher em quais
sites esta entrada estará disponível (o sistema permitirá administrar
vários sites, desde que na mesma máquina).

O que vocês acham melhor:

a) Criar um campo na tabela onde eu armazeno os IDs dos sites a que
esta entrada deverá estar disponível, separados por vírgulas. Exemplo:
na tabela "conteúdo", o valor do campo "sites" seria "1,2,4,6,7" (IDs
de sites). O contra desta solução é que não poderei selecionar de uma
maneira fácil (e que eu conheça) apenas as entradas do site ID 2, por
exemplo.

b) Criar entradas semelhantes separadas para cada site. É óbvio que o
contra desta solução é o tamanho do banco de dados, que será bem maior
do que o necessário.

c) Criar uma outra tabela so para armazenar os IDs dos conteúdos que
cada site tem. Por exemplo: na tabela "distribuicao", o valor do campo
"ids" para site X seria "1,2,3,4,5,6,7,8,9,10" (IDs de conteúdo). O
contra desta solução é que ainda sim não poderei fazer uma seleção
fácil na tabela de conteúdo, e a dificuldade de adicionar/remover os
IDs do campo.

Não sei, a questão parece ser simples, acho que eu é que não estou
conseguindo pensar "out-of-the-box". Opiniões? Aceito soluções
diferentes das 3 mencionadas.

Desculpa logo o meu primeiro email ser tão longo... tentei me
expressar da melhor maneira possível, e ainda sim não tenho certeza se
fui claro o bastante. :) Ah, o banco de dados é MySQL.

Obrigado.

Abraço.

Francisco Lopes, aka pulpfiction <falmp em terra.com.br>