[Cascavel-pm] flock

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Segunda Março 8 13:35:14 CST 2004

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:
> Olá monges,
>
> Eu já andei perguntando isso a algum tempo atrás, mas
> pintou uma outra dúvida...
>
> 1 - O flock do Samba funciona apenas em sistemas
> operacionais que possuam o recurso, certo?
> 2 - Se um programa em Perl, utilizando flock, pode
> avisar o SO sobre acesso exclusivo de um arquivo, um
> outro programa, em outra linguagem (por exemplo C) que
> verifique acesso exclusivo através de flock também,
> ele respeitaria o acesso ao arquivo se fosse
> programado para tal? É confiável?

   <agudo>Nãããão!!!</agudo>

   Nunca confie em um sistema de arquivos partilhado pela rede!!!!
   Estabeleça _qualquer_ outra forma de file locking, a não ser que você
goste de debugar "race conditions", aqueles bugs que dependem da cor das
meias do operador do sistema para acontecer...

   Nenhum sistema operacional consegue garantir locks de arquivos entre
duas máquinas diferentes sem algum recurso especial entre elas (como o
lock daemon, que funciona com o NFS).

   Você precisa de outra coisa!!
   Desculpe, agora não posso escrever muito.
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA