[Cascavel-pm] código Perl é realmente difícil de ler?

Segunda Junho 28 08:40:24 CDT 2004

Er Galvão Abbott - PM Porto Alegre wrote:
> Concordo, Alceu.
>
> Acho que todos por aqui já passaram pelo horror de ter que fazer
> implementações em cima de um código mal-escrito feito por outro
> programador. Eu já vi muita coisa em PHP por exemplo que eram
> verdadeiros pesadelos.

   Nem acho que a linguagem seja relevante. Existem maus falantes em
todas as linguas, e maus programadores em todas as linguagens.

> O único problema do Perl em relação à "dificuldade de leitura" é o
> pragma TMTOWTDI.... Eu já vi trechos de Perl com "formas alternativas"
> de se alcançar um objetivo que me fizeram ficar de cabelo em pé...
> Existem maneiras de se fazer as coisas em que, por mais que se ganhe em
> performance ou tamanho de código-fonte se prejudica a legibilidade de
> forma assustadora.

   Eu discordo. Eu vejo isso como uma das coisas mais bonitas da
linguagem. Temos muitas formas de fazer uma coisa, e alguns "idiomas" ou
"dialetos" mais comuns...

> O PerlMonks está cheio de exemplos do que exponho aqui. Por isso que eu
> tenho a polêmica opinião de que o TMTOWTDI às vezes pode ser uma
> característica muito ruim do Perl.

   Se você olhar sob o prisma da didática, eu concordo com você em
gênero, número e grau... não acho sua opinião polêmica, sob este
aspecto. Claro, na vida profissional, ter mais de uma forma de resolver
um problema (leia-se: mais de uma forma de exergar ou modelar um
problema) é uma vantagem competitiva importante, IMHO.

> Acho legal a idéia de se publicar um código no site para desmistificar a
> linguagem, mas acho que pelo menos devemos levar em conta 3 coisas:
>
> 1) Publicar um exemplo de código "sério", algo que não seja um "Hello
> World!" da vida hehehe
> 2) Se possível publicar um código que não utilize módulos, para
> apresentar somente a linguagem.
> 3) Usar um código que seja o mais universal possível (que seja
> facilmente compreendido por um programador de outra linguagem), sem usar
> muito o TMTOWTDI ;)

   Eu concordo com o Galvão em tudo. E acrescento: podemos documentar o
fonte o suficiente para que qualquer programador possa entender
facilmente até mesmo coisas que são muito mais idiomas perl do que de
outras linguagens...

   Fomentando...
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA