[Cascavel-pm] Compilar o Perl

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Sexta Junho 4 17:13:51 CDT 2004

On Mon,  7 Jun 2004 11:14:35 -0300 "Solli Moreira Honorio"
<shonorio em terra.com.br> wrote:

> [...]
> de semana estudando quilos de livros e bebendo de fonte disponível na
> Internet, para desenvolver soluções para os problema que me criam na
> minha rede, e não ganho nada com isto (pelo contrário, até economiso
> muita grana para a empresa) !!!  Então desta forma eu poderia crifar o
> código para permitir a funcionalidade, mas não deixar os caras ver o
> código. É mesquinho, eu sei... mas um dia você poderia ter o sádico
> prazer de ver alguém, da onde você trabalhava no caso, postando nas
> listas de Perl "alguém saber como descifrar um código perl ?!".

Tem o lado ruim disso. Já escutei comentários de programadores
experientes em outras linguagens dizerem que Perl é uma linguagem "write
only", ou seja, apenas o programador que desenvolveu o código consegue
decifrá-lo.

> No caso da necessidade, digamos que tenho um código que utiliza
> senha... É extremamente complicado fazer código que precisa trabalhar
> com senha e o código esteja lá, 'easy to change'. Eu por exemplo estou
> trabalhando em uns sistemas que estou com este problema, eu gostaria
> muito de colocar algum tipo de autenticação (estou trabalhando com Web
> Services) e não sei como equacionar a questão da identificação.

Isso é complicado mesmo. Se você põe informações de identificação no
script, basta alguém ter acesso de leitura ao código-fonte. Se coloca em
um local separado do script, basta se ter acesso de execução e executar
em modo de debug.
Isso é um problema mais filosófico do que técnico, IMHO.

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
--
glasswalk3r em yahoo.com.br
PGP public key at http://www.imortais.cjb.net/addgb.html