[Cascavel-pm] Re: Compilar o Perl

Graciliano M. P. gmpowers em terra.com.br
Sábado Junho 5 17:08:57 CDT 2004

Na verdade a sua pergunta seria "Como cifrar um código em Perl para esconder
o seu source?"

Exitem várias ferramentas para isto no CPAN, mas como vc quer publicar a sua
aplicação já como executável, recomendo fortemente o PAR, que já integra
todas essas funcionalidades:

http://search.cpan.org/~autrijus/PAR-0.83/lib/PAR.pm
(vc terá que instalar várias dependências)

Note que sem cifrar (não exite o verbo encriptar em português), o seu código
não estará protegido, pois estará aberto no meio do executável, e qualquer
programa pode ser utilizado para remover o código. Na verdade qualquer
usuário mais experiente é capaz de decifrar mesmo o código cifrado junto ao
executável, já que a chave para decodificação e o decodificador têm que está
junto ao código. No fim das contas não é possível ter 100% de certeza de que
o seu código estará escondido, a não ser que vc mesmo crie o seu sistema de
codificação e não o publique.

Quanto ao TinyPerl, a próxima versão dele será baseada no PAR, mas antes
tenho que trabalhar com o autor do PAR para levar algumas funcionalidades do
TinyPerl para o PAR, para manter o pacote pequeno o suficiente, já que o PAR
gera executáveis com mais d 1Mb. O problema é que muita coisa na arquitetura
do PAR tem que ser modificada para isto, talvez eu faça um PAR::Tiny e o
puiblique.

Atenciosamente,
Graciliano M. P.

> Amigos Monges,
>
> estou procurando uma solução para que eu possa fornecer um script perl
apenas para execução aos usuários da minha shell.
> Ou seja, eles não poderão ler o arquivo, apenas executá-lo, mas estou
tendo problemas, pois para executá-lo é necessário a leitura do mesmo.
> Como tentativa de solução, procuro compilar o perl como 'executivo' para
FreeBSD.