[Cascavel-pm] [Psl-rj] Todo software é de dominio público ?

Marco Antonio Fernandes Franco Lima marco.franco em oi.net.br
Sábado Julho 3 01:39:04 CDT 2004

Salve Monges !

Senhores, no momento não existe um modelo de negócio para desenvolvimento de
Software Livre corporativo, tenho certeza que esse será o próximo grande
desafio.

Tenho pesquisado bastante sobre este assunto e posso levantar alguns pontos
importantes e que no momento estou trabalhando neles.

Não existe um metodologia ideal para desenvolvimento de software livre no
ambiente corporativo, e isso é muito importante para o funcionamento do
negócio.

A cultura existente dentro das grandes empresas ainda é muito proprietária e
o pessoal responsável tem muito medo de espionagem industrial.

O softwaree livre já ganhou muito espaço em grandes empresas, como
aplicações e ferramentas para infra-estrutura, isso porque não existe
nenhuma regra de negócio nessas aplicações, e exatamente neste ponto que não
conseguimos progredir.

Eu pregunto a vocês:

Qual o modelo idem para desenvolvimento de software livre em um ambiente
corporativo ?

Porquê uma empresa deve abrir o código de um sistema que ela pagou para ser
desenvolvido ?

O que a empresa vai ganhar com isso ?

Esses são pontos que devem ser trabalhados, principalmente a questão
cultural.

Não podemos radicalizar e falar para que a empresa abra todos os seus
códigos, mas ela também não está pensando nas aplicações que podemos chamar
de "genéricas", mas sim nas regras de negócios da empresa.

Agora pergunto a vocês, um desenvolvedor é contratado para codificar uma
solução, onde temos regras de negócios, como algoritmos "genéricos" (ex:
algoritmo de balanceamento de uma extração de dados). Ao terminar o projeto
esse desenvolvedor vai trabalhar em outra empresa e se for necessário ele
vai utilizar o mesmo algoritmo, porque é usa criação, está na sua mente, e
não é uma regra de negócio de outra empresa.

Como podemos observar, não existe interesse em levar as regras de negócios,
já que as mesmas não irão servir para nada. Mas temos um problema como
tornar apenas parte de um código em software livre, isso é impossível, aqui
entra a nova metodologia onde desde a análise e planejamento do primeiro
código deve ser pensado em modularizar essas partes, criando objetos de
negócios proprietários e fechados e liberando todo o resto do código.

Mas espera ai, qual a vantagem que a empresa têm em liberar o código. É
muito simples, esse código já está liberado dentro da cabeça de quem
codificou e ele vai levar para outro lugar, mas nunca poderá retornar com as
melhorias, a ai que na verdade a empresa está perdendo. Se o código
estivesse liberado a empresa poderia receber novas versões atualizadas desse
código e poderia economizar em tempo e dinheiro nas próximas versões.

Bem isso são algumas das idéias que estou trabalhando e posso garantir que
já estou conseguindo alguns adeptos e nos próximos meses estarei fazendo
isso funcionar dentro de uma grande empresa.

Eu gostaria de saber a opnião de todos, e preciso de toda ajuda possível
para desenvolver essas idéias. Temos que pensar que estamos passando por uma
mudança muito grande e as diversas disputas que acontecem nesse momento são
o resultado dessa mudança e reflexo do mundo proprietário onde vivemos por
muitos anos. Deixem essas coisas para trás e vamos contruir o futuro.

Uma Abração a todos;

Marco Lima
mago em rio.pm.org

Ps. Meu email está bloqueando algumas listas, favor encaminhar para as
listas.