[Cascavel-pm] Movimento pró-Perl !!!

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Quarta Janeiro 14 02:52:52 CST 2004

On Thu, 15 Jan 2004 11:25:00 -0200 Luis Campos de Carvalho <lechamps em terra.com.br> wrote:

> [...]

Bem, podia ser pior... ele poderia comparar com arquivos batch do DOS!

>    Podemos chamar "Dia do Camelo"... e nenhuma menção explícita ao Perl
> ou ao Linux. (:

Dia do Camelo - convenção para programadores e não-programadores de Perl.
Eu gostei!

Isso é verdade. Perl está presente em todos os Unices comerciais ou não, no entanto nenhuma empresa "oficialmente" patrocina Perl.

>    Putz... espero que meus grunhidos do email anterior não tenham
> ofendido você, Solly. Nem aos outros. Mas eu fico muito chateado quando
> vejo pessoas desperdiçando recursos (preciosos) por não saber usar as
> ferramentas disponíveis... (:

Eu também não entendi nada sobre o assunto... mas cá entre nós, agora você ajoelhou, vai ter que rezar! Ou melhor, explicar!

>    Eu adoro estruturas de dados complexas em perl quase tanto quanto
> adoro expressões regulares (assunto em que eu sou fanático). Poderia sim
> falar sobre isso em palestra para o pessoal que vier ao encontro. (:
> Organizar seus dados corretamente é 60% da solução de um problema.

Confesse, você andou lendo perldoc perlguts?

>    Estruturas de dados clássicas escalam melhor em quando implementadas
> com listas ligadas. Por isso todas as estruturas de Perl (inclusive
> %hashes e @arrays) usam listas ligadas como estrutura básica de
> implementação. Se vocês quiserem as picuinhas técnicas, eu posso tentar
> escrever algum C para explicar... ou pascal, que talvez seja mais
> didático... (:

Bem, eu gostaria de dar uma olhada em código C! Poderia mandar?

>    De acordo. Eu vou parar de fazer perguntas retóricas... <funny>um
> dia.</funny>

<funny>Uma leitura adequada para atingir tal objetivo seria o livro do Seu Creysson...</funny>

Isso é bom! Eu trabalhei em um projeto onde a rede inteira do cliente era Windows NT,e todas as máquinas rodavam Perl (5.01, mas ainda Perl) para eles automatizarem tarefas que com os comandos batch do DOS seriam meio complicados de implementar.

>    Tenho imenso know-how sobre perl, mas nenhum em windows. Como posso
> ajudar pessoas que tem imenso know-how em windows, e nenhum em perl?

Apesar de não trabalhar com arquivos texto como principal meio de configuração de máquinas e servidores, a distribuição da Active State do Perl incluí módulos para administrar recursos de rede NT, como gerenciar usuários, grupos e administrar o registry (eca!).

Seria interessantíssimo, considerando que SPAM e vírus são assunto/problema bastante atuais.

>    Alceu, acho que podemos montar uma empresa de consultoria
> especializad em dispositivos anti-spam... (: Vamos marcar uma 'breja e
> conversar?

<funny>Só se o dispositivo anti-spam incluir o preenchimento dos formulários web que spammers usam, algumas milhares de vezes... Mas os detalhes a gente acerta em pvt.</funny>

Já devo ter comentado isso, mas a USP organizada eventos sobre free software. Alguém possui contatos por lá?

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
--
glasswalk3r em yahoo.com.br
PGP public key at http://www.imortais.cjb.net/addgb.html