[Cascavel-pm] Movimento pró-Perl !!!

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em yahoo.com.br
Terça Janeiro 13 21:11:32 CST 2004

On Tue, 13 Jan 2004 13:35:11 -0200 Luis Campos de Carvalho <lechamps em terra.com.br> wrote:

>    Penso que temos de começar descolando infra-estrutura básica.
>    Para isso, eu tentaria planejar assim:

Posso dar minha opinião à respeito? Eu vou responder apenas algumas...

>    0. O encontro será aberto ao público ou apenas para inscritos?

Se formos forçar uma inscrição, teremos menor possibilidade de recebermos visitantes. Perl não é algo muito popular aqui por estas bandas...

>    1. Quantas pessoas você espera receber? Seja realista.

Poucas? Normalmente alunos de faculdade ou entusiastas perdidos por aí.

>    2. O encontro será pago ou não? Isto influencia a resposta #1.

Irc, acho que não deve! Pelo menos por enquanto...

>    3. Que tipo de atividades teremos? Seja específico.

Palestras para iniciantes e para os não tão iniciantes assim. Acho que uma apresentação sobre o que Perl e casos de sucesso seria bem interessante... pouquíssimas pessoas sabem o que é Perl no Brasil, mesmo gente já calejado com alguns anos na área de informática.

>    4. Quanto tempo durará o encontro?

Para começarmos, acho que um dia estará de bom tamanho.

>    5. Quando acontecerá o encontro? Cuidado, isso diz quanto tempo temos.

Acho que a idéia precisará de mais tempo para amadurecer ainda...

>    7. Como vamos inscrever as pessoas?

Por achar que o evento deve ser aberto, acho que a inscrição deve se resumir a dar a possibilidade das pessoas serem avisadas, por email, sobre os próximos eventos.

>    7.3. Emitiremos crachás de identificação para as pessoas?

Acho que um crachá de "organizador" para os que participarem da organização do evento já está de bom tamanho.

>    7.4. Armazenaremos as informações dos inscritos para uso futuro? Como?

Banco de dados?

>    8. Ofereceremos refeições / coffee break?

Nope. Isso involve custo, e a menos que consigamos uma boca livre, precisaremos cobrar dos participantes, e eu não acho isso uma boa idéia.

>    9. Qual o tema do encontro? "Perl" é muito genérico?

As idéias surgirão... eu já dei uma!

>    10. Os participantes virão ver alguém em específico?
>       (maior chance de sucesso)

Eu penso em um punhado de nomes, mas a maioria de gente de fora do país. A menos que arrumemos um intérprete, vamos reduzir o nome de visitantes a apenas os que falarem inglês, por exemplo.

>    11. Quantas palestras teremos?

Vai depender do assunto abordado. Acho que várias palestras curtas funcionam melhor do que poucas de longa duração.

>    11.2. Que recursos os palestrantes precisarão?

Acho que isso vai acabar sendo decidido em conjunto com o local que conseguirmos arrumar. Um auditório normalmente possui ao menos um microfone e aparelhagem de som.

>    14. Divulgaremos o encontro?
>    14.1. Para quem?

Websites. Revistas como "Geek", "PCMaster" ou "Revista do Linux".

>    14.4. Pagaremos por isso? Quanto?

Espero que não!

>    16. Buscaremos patrocínio?

Seria importante, pelo menos no que diz respeito ao local da palestra e uso dos recursos do local.

>    16.2. Onde buscaremos patrocínio?

Acredito que de universidades e empresas ligadas à software livre. Quem sabe do governo? O PT parece empolgado com software livre, de qualquer forma.

>    Eu acho que as pessoas de uma forma geral não sabem mais programar...
> que se dirá sobre uma linguagem de programação flexível (e naturalmente
> complexa) como Perl?

Talvez seja por falta de paixão pelo que se faz. Se a idéia é apenas garantir o contra cheque no final do mês, por que pegar o caminho mais longo (ou o mais complexo)? Pois é, mas o que eu já vi de gente apanhando tentando empurrar um arquivo texto para um programinha em VB processar... mas VB é fácil, não é?

Só um detalhe: acho que o nome "Perl Day" não fica muito bom não. Eu não tive uma experiência muito boa ao dizer "Perl Day" perto de alguém que não sabe o que é Perl (sim, eu já escutei aquele arquivo wave no site cascavel.pm). É um pouco embaraçoso, parece piada, mas fica algo próximo a "pay day" (alguém lembra do Caco Antibes tentando ensinar inglês no "Sai de Baixo"?). O que acham?

Alceu Rodrigues de Freitas Junior
--
glasswalk3r em yahoo.com.br
PGP public key at http://www.imortais.cjb.net/addgb.html