[Cascavel-pm] Movimento pró-Perl !!!

Luis Campos de Carvalho lechamps em terra.com.br
Terça Janeiro 13 09:35:11 CST 2004

Solli Moreria Honorio wrote:
> Luis,
> Não tenho nenhuma universidade em mente (o Adriano já mandou algo) e
> também concordo sobre a questão da organização, por isto eu estava
> imaginando em criar um comitê para elaborar os temas, selecionar os
> palestrantes, organizar a infra e falar com a impressa (nossa será que
> eu estou viajando muito ?).

   "A Camel is a Horse designed by a comitèe"
       -- (Andrew Tanenbaum, "Computer Networks")

   Ou, literalmente, "Um Camelo é um Cavalo projetado por um comitê".
   Tome cuidado quando você pensar em comitês. Eles podem ajudar, mas
normalmente terminam em pizza. Este é um dado histórico.

   Penso que temos de começar descolando infra-estrutura básica.
   Para isso, eu tentaria planejar assim:

   0. O encontro será aberto ao público ou apenas para inscritos?
   1. Quantas pessoas você espera receber? Seja realista.
   2. O encontro será pago ou não? Isto influencia a resposta #1.
   3. Que tipo de atividades teremos? Seja específico.
   4. Quanto tempo durará o encontro?
   5. Quando acontecerá o encontro? Cuidado, isso diz quanto tempo temos.
   6. Como vamos conseguir o local?
   6.1. Quais locais devemos contatar?
   6.2. Temos contatos para isso? Como vamos conseguir contatos?
   6.3. Em caso de precisarmos pagar pela infra, de onde virá o dinheiro?
   7. Como vamos inscrever as pessoas?
   7.1. Quem será o responsável pelas inscrições?
   7.2. Quanto custará a inscrição?
   7.3. Emitiremos crachás de identificação para as pessoas?
   7.3.1. Exigiremos crachá na entrada?
   7.3.2. Quem será o responsável por emitir os crachás?
   7.3.2. Como confeccionaremos os crachás?
   7.3.3. Como entregaremos os crachás?
   7.4. Armazenaremos as informações dos inscritos para uso futuro? Como?
   8. Ofereceremos refeições / coffee break?
   8.1. Como?
   8.2. A que preço?
   8.3. Em que horários?
   8.4. Em caso de não oferecermos, a infra estrutura é capaz
        de alimentar os participantes, com cantinas e/ou
        restaurantes? Precisamos planejar isso?
   9. Qual o tema do encontro? "Perl" é muito genérico?
   10. Os participantes virão ver alguém em específico?
      (maior chance de sucesso)
   10.1. Quem convidaremos como "âncora"?
   10.2. Esta pessoa pode se deslocar e dispor de seu tempo?
   10.3. Teremos de custear alguma coisa para esta pessoa?
   10.4. Teremos de custear ou oferecer alguma coisa aos
         palestrantes, de modo geral?
   11. Quantas palestras teremos?
   11.1. Quanto tempo durarão?
   11.2. Que recursos os palestrantes precisarão?
   11.3. Precisaremos de som?
   11.4. Precisaremos de retro-projetor, data-show ou
         outros recursos audio-visuais?
   12. Quem fornecerá os equipamentos de audio-visual necessários?
   12.1. Precisaremos pagar por eles?
   12.2. Quanto?
   12.3. Quem operará estes equipamentos?
   12.4. Precisaremos armazenar ou transportar estes aparelhos?
   12.5. Armazenar onde?
   12.6. Transportar como?
   12.7. Os equipamentos precisam de energia?
   12.8. A infra estrutura pode oferecer energia elétrica?
   12.9. Precisamos fazer alguma coisa para conseguir energia? O quê?
   13. Precisaremos limpar e conservar o local antes,
       durante ou depois do encontro?
   13.1. Como?
   13.2. Quem será o responsável por isso?
   13.3. Pagaremos por isso? Com que dinheiro?
   13.4. Quanto tempo teremos para limpar e organizar o encontro antes?
   13.5. Quanto tempo teremos para limpar e entregar o local depois?
   13.6. Que tipo de limpeza ou conservação é necessária?
   14. Divulgaremos o encontro?
   14.1. Para quem?
   14.2. Onde?
   14.3. Como?
   14.4. Pagaremos por isso? Quanto?
   15. Precisamo decorar o local onde será o encontro?
   15.1. Faremos faixas, cartazes, folhetos?
   15.2. Decoraremos o local com alguma coisa específica?
   15.3. Quem será o responsável por isso?
   15.4. Quanto tempo teremos para fazer a decoração?
   15.5. Precisamos remover a decoração do local após o encontro?
   15.6. Quanto custará a decoração?
   15.7. Quem criará e desenhará a decoração?
   16. Buscaremos patrocínio?
   16.1. Qual será a política para aceitarmos patrocínio? (ou "Porque
não  aceitaremos a Micro$oft como patrocinadora?")
   16.2. Onde buscaremos patrocínio?
   16.3. Temos contatos para isso?
   16.4. Como conseguir contatos?
   16.5. Em nome de quem pediremos patrocínio?
   16.6. O que pediremos como patrocínio? Dinheiro? Produtos?
         Serviços e infra estrutura para o encontro?

   Ufa... acho que por agora chega... sugestões, mais perguntas,
respostas (não-retóricas) à estas perguntas, críticas e comentários
(construtivos ou não) são sempre bem-vindos.

> Eu estou em Sampa, não sei a dificuldade de mobilidade dos nossos
> ilustres, mas aí vamos conversar quando chegar (se chegar) neste item.

   De acordo.

> Flávio, o FISL é uma possibilidade sim, mas aí eu acho que o possível
> evento do Perl ficaria obscuro na tão discutida guerra Windows X Linux
> que normalmente pernoteia estes eventos.

   (: Ainda assim, vale tentar.

> Eu realmente gostaria muito de fazer algo para mudar um pouco a imagem
> do Perl no Brasil, não tenho nem idéia de qual o tamanho de interesse do
> pessoal no Perl. Eu por exemplo sou o único cara na empresa que conhece,
> e usa, Perl.

   Eu acho que as pessoas de uma forma geral não sabem mais programar...
que se dirá sobre uma linguagem de programação flexível (e naturalmente
complexa) como Perl?

> O que vocês acham ??? Pode dar jogo ?

   Eu acho que pode.
   Mas para isso, precisamos primeiro responder à maior parte das
perguntas que eu fiz lá para cima. Desculpem a demora e a quantidade de
texto, mas eu não gosto de me envolver com coisas sobre as quais não se
conhece bem o tamanho, a complexidade e a forma mais apropriada de
executar com antecedência. (: De onde eu venho, as pessoas chamam isso
de 'planejamento'. Mas pode ter dezenas de outros nomes, desde
'pessimismo' até 'preciosismo'. Fiquem com os que vocês acharem mais
apropriados.

   Putamplexos.
   Luis Campos de Carvalho is BSc in Comp Science,
   PerlMonk [SiteDocClan], Cascavel-pm Moderator,
   Unix Sys Admin && Certified Oracle DBA