[Cascavel-pm] Como andam os grupos? + marketing para o PM.org brasuca

Terça Dezembro 14 08:50:13 CST 2004

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Como estamos em relação a essas tecnologias do Brasil?
> Estou farto de ler "Struts", "Servlets" e "JSP" pra cá
> e pra lá...

   Esquece.
   Isto só usa quem conhece: não é tido como popular e nem como
"altamente suportado" ou valorizado pelas empresas (e principalmente
pelos gerentes de TI). A lenda diz que ModPerl (e consequentemente tudo
o que roda sobre ele) "é lento" comparativamente com um "Servidor de
Aplicações" Java... como a Sun tem muito dinheiro, não pode falar
mentiras (nem meias-verdades).

> Se funcionar mais ou menos, está bom.
> Como Perl não é divulgado, alguns tem medo de usar
> isso pq podem ficar dependendo de algum "monge"
> específico para herdar a "cria". Já sofri um bocado
> alguns meses atrás tendo que fazer coisas em shell
> script e AWK que eu faria com o pé nas costas em
> Perl...

   Na verdade, acho que neste ponto o Marco Lima tem razão: devemos
peitar os caras e fazer em perl (depressa) o que eles esperam em outras
linguagens (mais devagar). Assim, faremos com que eles "engulam" um
pouco do seu "orgulho" em troca de uns dias de economia no prazo do
projeto...

[Press Releases sobre Perl para a imprensa...]
> Eu tenho, "moléstia à parte". Mas precisarei de
> revisores, principalmente se for algo em inglês. :-)

   Se você puder fazer alguns artigos, conseguirei que sejam publicados.
   Quem sabe até eu não me embalo?

[Apoio de Outras Organizações]
> Como podemores nos apoiar? Na última reunião que
> participei dos monges de Sampa, conversamos sobre
> workshops... talvez pudéssemos retomar deste ponto?

   Eu não sei nem por onde começar estas coisas.
   Talvez devéssemos apostar em alguma entidade não governamental que
tivesse um bom vínculo com a iniciativa privada... sugestões são
benvindas...

[História ca Carochinha]
> Oh sim, a IBEX é o tipo de empresa de "desenvolvimento
> internet com prazos extremamente curtos".

   Eu lamento dizer isto, mas você está quase 100% certo. O que falta
dizer é "custos reduzidos" (desvalorização do profissional) e absoluta
falta de noção de engenharia de software (software precisa de
profissionais licensiados para assumir a responsabilidade sobre seu
funcionamento, como prédios têm responsáveis pela sua construção).

[Perl nas universidades]

> A USP talvez fosse um ponto óbvio para nós que estamos
> aqui em Sampa. Talvez alcançar alguém através de
> comunidades Linux lá instaladas seja uma opção.

   Se você tem algum contato, pode ser um bom começo.
   O pessoal de lá é sempre de alto nível e pode ser boa referência.
   Mas precisamos do apoio de outras universidades ou faculdades.

   Como poderíamos conquistar este apoio?

[Participação na mídia]
> Revistas nacionais como Geek e Linux Magazine?

   Sim, possivelmente.
   Mas acho que precisamos de alguma coisa mais voltada para os
tomadores de decisão nacionais... alguém teria alguma sugestão,
lembrando sempre do público alvo?

   Empolgando novamente,
   Luis Campos de Carvalho is BsC in Computer Science,
   Certified Oracle DBA, UNIX and Linux lover, Perl
   Fanatic and Leader of the Sao Paulo Perl Mongers