[Cascavel-pm] Como andam os grupos? + marketing para o PM.org brasuca

Segunda Dezembro 13 15:43:57 CST 2004

 --- Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> escreveu:

>    Tambem o website de empregos
> http://jobs.perl.org/ estah sempre muito
> movimentado. Tem muitas ofertas de empregos,
> especialmente relacionadas
> com ModPerl e Mason.

Como estamos em relação a essas tecnologias do Brasil?
Estou farto de ler "Struts", "Servlets" e "JSP" pra cá
e pra lá...

>    O fato (contundente) eh que a linguagem aqui no
> Brasil eh
> esteriotipada como "scripting" de baixa
> produtividade, sem seriedade. E
> os executivos aceitam isso, sem maiores
> questionamentos, jah que para
> eles nao hah qualquer diferenca entre usar Perl,
> Java, awk ou
> ${favourite_lang}. Eles nao sabem dizer o que
> melhora ou piora.

Não sabem. Se funcionar mais ou menos, está bom.
Como Perl não é divulgado, alguns tem medo de usar
isso pq podem ficar dependendo de algum "monge"
específico para herdar a "cria". Já sofri um bocado
alguns meses atrás tendo que fazer coisas em shell
script e AWK que eu faria com o pé nas costas em
Perl...

>    A) Nao hah muita divulgacao do trabalho dos Sao
> Paulo Perl Mongers.
> Muito disso eh omissao minha, por sobrecarga de
> atividades, na maior
> parte das vezes. Eu deveria ter contatado alguns
> redatores, e enviado
> alguns press-releases sobre a linguagem.
> Infelizmente, nao tenho muito
> tino jornalistico, e acabo protelando isto para
> "depois"...

Eu tenho, "moléstia à parte". Mas precisarei de
revisores, principalmente se for algo em inglês. :-)

>    B) Nao hah muito apoio (talvez por nao haver
> muita divulgacao?) para
> os usuarios de Perl Paulistanos. Alem do gruopo de
> usuarios (que vem de
> fora) e dos recursos que o PM.org disponibiliza,
> praticamente nao hah
> qualquer tipo de investimento.

Como podemores nos apoiar? Na última reunião que
participei dos monges de Sampa, conversamos sobre
workshops... talvez pudéssemos retomar deste ponto?

>    A este respeito, vale aa pena contar uma historia
> da carochinha:
> aceitei um trabalho como terceiro por um dos menores
> salarios da minha
> carreira com uma empresa de nome IBex
> (www.ibex.com.br), contra a
> promessa de obter alguma divulgacao e alguma
> exposicao na midia.

Oh sim, a IBEX é o tipo de empresa de "desenvolvimento
internet com prazos extremamente curtos".

>    Estou convicto de que deveriamos tentar trabalhar
> nestes pontos:
>    A) Conquista do mercado futuro: precisamos
> desesperadamente inflitrar
> o PM.org nas universidades. Isto seria mais simples
> se eu fosse ligado a
> uma universidade publica. Mas acredito que alguns
> dos Monges ainda
> frequentam os bancos das universidades publicas do
> pais e podem ajudar,
> procurando as associacoes de alunos e os institutos
> de computacao e
> matematica de suas universidades.

A USP talvez fosse um ponto óbvio para nós que estamos
aqui em Sampa. Talvez alcançar alguém através de
comunidades Linux lá instaladas seja uma opção.

>    B) Aparicoes na midia: precisamos ter um
> "departamento de imprensa"
> capaz de divulgar as acoes na midia nacional, de
> acordo com a regiao de
> importancia e atraves de Press Releases, falando
> sobre o grupo e sobre a
> linguagem Perl. Isto ajudaria a despertar interesse
> dos empreendedores e
> das pessoas ligadas ao comercio e aa industria do
> software nacional.

Revistas nacionais como Geek e Linux Magazine?

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior
glasswalk3r em yahoo.com.br