[Cascavel-pm] Como andam os grupos? + marketing para o PM.org brasuca

Segunda Dezembro 13 15:34:52 CST 2004

 --- Luis Campos de Carvalho
<monsieur_champs em yahoo.com.br> escreveu:
>    Sou parte deste "povão", então. Nunca recebi
> qualquer treinamento
> formal na linguagem (e acredito que represento a
> maioria dos assinates
> desta lista), e aprendi o que sei "sem ter acesso a
> um ensino de
> qualidade sobre a linguagem", como você diz.

Tirando a empresa GNU Bis... alguém mais dá
treinamento em Perl no BrasiLl?

>    Não acredito que isto seja ruim. Acredito que é
> um "filtro
> necessário". Existem pessoas que não servem para
> essa coisa de
> aprendizado constante (com todo o respeito, estas
> pessoas certamente têm
> suas qualidades!) e que não devem ter sucesso (mesmo
> ilusório) numa área
> onde o pré-requisito fundamental é aprendizado
> autodidata constante
> durante toda a vida profissional.

Eu acho essa linha de pensamento um pouco radical...
linguagens de computador foram feitas para ajudar a
resolver problemas. Pessoalmente eu acredito que Perl
seja uma excelente ferramenta para uma grande
quantidade de problemas. Mas Perl definitivamente não
é para gente com preguiça mental.

O aprendizado constante é fundamental em qualquer
área, profissional ou não... e acho que os "devaneios"
que temos na lista ou entre as reuniãos dos monges
muito nisso também. ;-)

>    É este também o motivo da minha "aversão" a
> linguagens
> "estupidificantes", como VB&Friends. Me desculpem os
> M$Maníacos.

Realmente, a profissão em si tem sido meio banalizada,
já que as ferramentas case prometem resolver todos os
problemas no lugar do programador/projetista. Claro
que o resultado final não é aquela maravilha, mas
gerentes de TI com focos exclusivos nos cortes de
custos parecem pensar diferente.

Só nos resta evoluir e trabalharmos num nível
diferente dos "chimpazés treinados" e cobrar bem caro
por isso.

[]´s

=====
Alceu Rodrigues de Freitas Junior