[Cascavel-pm] Números Flutuantes

Flávio de Vasconcellos Corrêa flavio.correa em pop.com.br
Sexta Setembro 19 09:16:29 CDT 2003

Em Qua 17 Set 2003 11:11, Luis Campos de Carvalho escreveu:

>    Eu discordo. Perl responde muito bem à fração 1/5:
>
>    perl -le 'print 1/5;'
>    0.2

Pode até ser mas, perl -le 'print "%0.55f\n" 1/5', gera

	0.2000000000000000111022302462515654042363166809082031250

então como é que ficamos?

>    Novamente, eu discordo.
>    Todas as passagens desta conta, exceto a primeira, são números
> fracionários. Não são utilizados números reais, e o meu perl (sobre
> linux) responde '0' para esta conta, como era de se esperar.

Posso ter me expresado mal, mas eu não afirmei que o comando acima não
responderia como '0'.

>    A pesar de não existir typecast, no sentido estrito da palavra (não
> confundam com de-referência de referências de alto nível!), perl tem
> muitos módulos interessante para lidar com matemática.
>    Dê uma espiada aqui:
>
>      http://search.cpan.org/search?query=math&mode=all

Valeu pela refererência, não havia olhado antes, é ótima. ;)