[Cascavel-pm] monitoração de processa mento

Flavio S. Glock fglock em pucrs.br
Quarta Outubro 1 15:08:25 CDT 2003

Luis Campos de Carvalho wrote:

>    Eu acho que disponibilizar este tipo de funcionalidade via web é
> complicado sob o ponto de vista de segurança, mas aqui tem meus dois
> centavos:
[...]
>    Desta forma, todas as requisições continuam sem estado, carregando
> toda a informação necessária dentro dela mesma, e você pode certamente
> implementar com mais facilidade.

Se o processo for em Perl, ele pode escrever para um arquivo que é
uma página em HTML. Desta forma, o usuário pode consultar sem interferir
com o processamento, e só precisa de um único script:

  # gera uma página dizendo que está começando;
  # inicia o processamento
  # ...
  # sobrescreve a página, dizendo que já fez uma parte;
  # ...
  # termina o processamento
  # escreve a página pela última vez, dizendo que acabou

As páginas intermediárias podem ter 'refresh' e 'no-cache',
para automatizar a coisa.
A vantagem disso é que a leitura da página é feita pelo
servidor web, sem interferir em nada no processamento,
pois isso não é um CGI.

- Flavio S. Glock